Notícia do dia 1 de agosto de 2025

Preço das casas em Portugal

Comprar casa em Portugal regista subida anual de 8,5% em julho

O preço das casas em Portugal continua a subir a bom ritmo mês após mês, refletindo a alta venda de casas que tem absorvido a oferta existente. Esta é uma tendência também verificada em julho: o custo da habitação subiu 8,5% face ao mesmo mês de 2024, fixando o preço mediano a nível nacional em 2.926 euros por metro quadrado (euros/m2). Já em relação à variação trimestral, os preços das casas subiram 3,9%, revela o índice de preços do idealista (editor desta newsletter). A explicar este crescimento está um conjunto de fatores, como a escassa oferta residencial, os baixos juros, condições de crédito habitação mais atrativas e os novos apoios para comprar casa destinados aos jovens (isenção de IMT a garantia pública).
Problemas de construção

Problemas de construção na casa: é possível pedir uma indemnização?

O mercado imobiliário está em franco crescimento, explicado quer pela subida da procura, quer pelo aumento do investimento estrangeiro. E é expectável que haja um acréscimo de transações imobiliárias no curto e médio prazo. É neste contexto que é importante que os compradores saibam os direitos que têm quando são confrontados com eventuais problemas de construção nas casas.
Países sem férias na UE

Portugueses entre os europeus que menos viajam nas férias

Em 2024, cerca de 27% da população da União Europeia (UE) com 16 anos ou mais afirmou não ter condições financeiras para passar sequer uma semana de férias fora de casa. Apesar de ainda representar mais de um quarto da população adulta, este valor mostra sinais positivos de recuperação: menos 1,5 pontos percentuais (p.p.) que em 2023 e menos 10,6 p.p. face a 2014.
Porto

Autarquia do Porto vai reabilitar centenas de casas devolutas

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, lançou um concurso público para a reabilitação de fogos devolutos em vários bairros ou infraestruturas municipais espalhados pela cidade até ao valor máximo de 21,2 milhões de euros. No caderno de encargos, a empresa responsável pelo parque habitacional da autarquia informa que o concurso público está dividido em 14 lotes.
Controlar rendas em Portugal

Controlar rendas “é completamente necessário”

O presidente da Ordem dos Arquitetos (OA) considera que é preciso dinamizar o mercado de arredamento em Portugal, sendo importante, nesse sentido, que haja um controlo de rendas. Segundo Avelino Oliveira, faltam políticas públicas que contribuam para a redução dos preços da habitação e deveria haver uma monitorização das que existem.
Marvila

Rendas acessíveis em Lisboa: 50 famílias recebem casa

A Câmara Municipal de Lisboa entregou, no dia 31 de julho de 2025, 50 chaves a famílias que vão residir em casas com renda acessível em habitações municipais na freguesia de Marvila, após um investimento de 9,3 milhões de euros. As habitações inserem-se em dois novos blocos habitacionais, com tipologias T1, T2 e T3, localizados na zona do Vale Formoso de Cima, na freguesia de Marvila, cuja construção teve início em 2023.
Habitação em Lisboa

Crise habitacional deixa mais de 30 mil famílias à espera de casa na AML

Mais de 30 mil famílias continuam em lista de espera por uma habitação nos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), segundo uma contagem feita pela agência Lusa com base em dados oficiais recolhidos em julho. Dos 18 municípios da AML, apenas Seixal e Vila Franca de Xira não responderam ao inquérito. A cidade de Lisboa lidera a lista, com cerca de 15.700 famílias a aguardar casa: 8.700 inscritas no Programa de Arrendamento Apoiado e cerca de 7.000 na Renda Acessível.