
Acabaste de comprar a casa dos teus sonhos ou já juntaste o suficiente para a renovar? Parabéns! Chegou a fase mais criativa e entusiasmante: planear o design, escolher cores, móveis... Mas há um elemento-chave que muitas vezes passa despercebido — as texturas.
Adicionar textura a uma divisão, através de móveis, acessórios e acabamentos, permite-te desfrutar de ambientes mais originais, acolhedores e elegantes cheios de personalidade.
Para que não te faltem ideias nem inspiração, reunimos algumas dicas para te ajudar a acertar na hora de incorporar texturas na decoração da casa.
Ponto de partida: define o teu estilo decorativo

A primeira dica, que muitas vezes é esquecida, é teres bem claro que estilos te agradam. Só depois disso é que deves começar a brincar com estampados e texturas.
Alguns estilos populares:
- Estilo boho: natural, descontraído, com texturas orgânicas;
- Estilo art déco: celebra agora o seu centenário e caracteriza-se por um tom sofisticado com padrões geométricos e brilho;
- Estilo barroco: dramático e exuberante com móveis com painéis, molduras excêntricas e tecidos abundantes.
O nosso conselho é que escolhas um como base e depois vás introduzindo elementos de outros estilos. Assim consegues uma decoração mais personalizada, com carácter e cheia de identidade.
Vai com calma: o efeito leva tempo
Não cometas o erro de incluir todas as texturas de uma só vez. Fazer bem este processo exige tempo e paciência. As texturas são, na verdade, o melhor reflexo de um ambiente vivido.
À medida que fores passando mais tempo em casa, vais percebendo que peças fazem falta e que camadas decorativas podes ir acrescentando para tornar o espaço mais teu.
Misturar materias para enriquecer é sempre uma excelente ideia

Uma mesa de centro em vidro, com um sofá em veludo, ou em pele, uma mesa de apoio em madeira e uma poltrona com textura bouclé ou em lã. Atreve-te a misturar materiais para que qualquer divisão da casa ganhe um aspeto mais original e se torne visualmente mais interessante.
Padrões: escolhe com intenção e aplica com equilíbrio

Principalmente na cozinha e na casa de banho, o padrão dos azulejos define grande parte da decoração. Um mosaico, ou os famosos zellige — que têm estado em alta nos últimos dois ou três anos, têm a capacidade de transformar um espaço monótono num ambiente original e cheio de estilo.
Os padrões criam interesse e impacto visual. Por exemplo, um soalho em espinha dá profundidade visual. O mesmo acontece com tábuas largas e compridas, que trazem continuidade e profundidade a espaços pequenos e estreitos.
O segredo está nos detalhes (e acabamentos)
Os puxadores e ferragens das portas e armários em toda a casa são uma excelente oportunidade para introduzires textura na decoração. Podes optar pelo latão, pela cerâmica ou até por acabamentos mate — que estão super na moda e têm um toque muito elegante.
O que ganhas com isso? Destacas elementos que normalmente passam despercebidos e acrescentas personalidade a toda a casa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta