Notícia do dia 14 de outubro de 2025

Casal começa a morar junto

Finanças em casal: 7 dicas para uma vida a dois em harmonia

A decisão de iniciar uma vida a dois é importante, pois irá impactar o futuro dos dois elementos do casal. É por isso necessário, nesta fase, discutir uma série de coisas antes de tomar esse passo.Até agora, tens sido apenas tu a gerir as tuas finanças.
El Viso

El Viso: de bairro operário a símbolo de luxo e exclusividade em Madrid

Localizado em pleno centro de Madrid, El Viso vive uma transformação silenciosa mas imparável: de colónia operária nos anos 20 passou a ser um dos bairros residenciais mais exclusivos da capital. O idealista/news conversou com Philip Pérez-Cirera, diretor da agência Gilmar no Paseo de la Castellana, para perceber como evoluiu o perfil do comprador, que tipo de habitação predomina hoje na zona e porque é que este oásis urbano – tranquilo, privado e cada vez mais procurado por investidores internacionais – é considerado o segredo mais bem guardado do mercado imobiliário de luxo em Madrid.
Câmara Municipal de Lisboa

Lisboa: Câmara adere ao BUPi para identificar terrenos rústicos e mistos

A Câmara Municipal de Lisboa já aderiu ao Balcão Único do Prédio (BUPi). Através de um protocolo celebrado com o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e com a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, o município lisboeta lança agora este serviço que oferece ajuda aos proprietários de terrenos rústicos e mistos a identificar, delimitar e registar os seus terrenos.
Torre do JN no Porto

Alvará para construção de hotel na torre do JN emitido em janeiro

A Câmara do Porto emitiu a 30 de janeiro de 2025 um alvará de construção para dar início à obra da adaptação da torre do Jornal de Notícias em hotel, respondeu a autarquia à Lusa, mas as obras ainda não avançaram. De acordo com o município, o alvará, emitido no início do ano, serve para “obras de demolição, ampliação e alteração para adequar a preexistência a hotel”.
Embaixada de Portugal em Luanda

Governo quer comprar a residência da embaixada de Portugal em Luanda

De forma a promover uma ligação estreita à diáspora portuguesa no mundo, o Governo prevê comprar alguns imóveis no estrangeiro, como por exemplo a residência da embaixada de Portugal em Luanda (Angola). Trata-se de uma medida que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), entregue esta quinta-feira (9 de outubro de 2025) no Parlamento pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
Nadia Calviño, presidente do BEI

BEI tem 7.000 milhões de projetos em Portugal e habitação é prioridade

O Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovaram recentemente uma linha de crédito no valor de 1.340 milhões de euros para a promoção do parque público de habitação acessível em Portugal, que consiste na construção e renovação de cerca de 12.000 habitações para arrendamento a preços acessíveis. A entidade, que está a avaliar um segundo financiamento de 1.000 milhões de euros para a reabilitação de edifícios e habitação social, soma uma carteira de projetos de financiamento em Portugal de 7.000 milhões de euros, a mais alta de sempre no mercado nacional.
Mais-valias imobiliárias

Mais-valias na venda da casa: há obrigações fiscais antes de emigrar?

A isenção de mais-valias imobiliárias é um tema que teima em estar na ordem do dia, levantando, muitas vezes, dúvidas entre os consumidores sobre se há a obrigatoriedade ou não de pagar o imposto e acertar contas com o Fisco. Será que uma pessoa que vende a casa em Portugal e emigra para um país da União Europeia (UE), comprando lá uma habitação, terá de pagar imposto sobre as mais-valias? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Maurin Nadal e Marco Balducci

Nhood adquire SCC France e oferece nova visão de property management

A Nhood acaba de anunciar a aquisição da SCC France, um dos principais players de referência em property management. Esta parceria entre as duas empresas representa um projeto ambicioso que valoriza o know-how, reforça a expertise da Nhood num segmento estratégico, permite oferecer uma proposta integrada de alto nível em toda a cadeia de valor do imobiliário comercial e proporciona à SCC France novos recursos.