Notícia do dia 8 de março de 2016

João Appleton, engenheiro civil, é um dos maiores especialistas em sismos em Portugal

Sismos em Portugal: "Vai com certeza haver outro de grande magnitude e violência"

Engenheiro civil de formação, João Appleton é um dos maiores especialistas portugueses em prevenção sísmica do património arquitetónico, monumental e habitacional e tem sido uma das vozes mais ativas no alerta para o "sismo de grande magnitude que Portugal vai sofrer, com certeza". Em entrevista ao idealista/news, o cientista explica os riscos que o país enfrenta e como está (ou não) preparado para reagir a uma catástrofe natural, similar ao terramoto (e tsunami) que abalou Lisboa, em 1755.
A Casa da Quinta da Comenda está à venda por 45 milhões de euros (Foto: Diário de Notícias).

Setúbal quer dar “nova vida” a palácio na serra da Arrábida que recebeu Truman Capote

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a abertura de um processo para classificação da Casa da Quinta da Comenda, na serra da Arrábida, como imóvel de interesse municipal. O Palácio recebeu várias personalidades internacionais, como Lee Radziwill, irmã de Jacqueline Kennedy, viúva do presidente norte-americano J.F. Kennedy, e o seu inseparável amigo, o escritor Truman Capote.

Investidores estrangeiros atentos ao mercado hoteleiro português

Portugal é um dos mercados europeus que receberá em 2016 maior atenção por parte dos investidores em imobiliário hoteleiro. Esta é uma das conclusões que consta no relatório internacional da consultora JLL “Hotel Investment Outlook”. Segundo o mesmo, os mercados secundários na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) vão aumentar o seu peso na atividade de investimento em imobiliário hoteleiro em 2016.
Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Centro histórico de Viana do Castelo renasce após investimento de 60 milhões

O projeto de reabilitação do centro histórico de Viana do Castelo, que está aberto ao debate público até dia 23 de março, contempla um investimento de 60 milhões de euros. José Maria Costa, presidente da autarquia, revelou que metade do investimento será aplicado até 2020, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Portugal 2020. Do total do investimento previsto, um terço provém de fundos comunitários.
Vistos gold: Instrução do processo começa hoje

Vistos gold: Instrução do processo começa hoje

A instrução do caso dos vistos gold, que envolve o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo (demitiu-se do cardo em novembro de 2014 na sequência das investigações), quadros dirigentes da administração pública e cidadãos chineses, começa esta terça-feira (dia 8), quatro meses após a acusação e depois da tradução dos autos para mandarim.