Comentários: 0
A Casa da Quinta da Comenda está à venda por 45 milhões de euros (Foto: Diário de Notícias).

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou a abertura de um processo para classificação da Casa da Quinta da Comenda, na serra da Arrábida, como imóvel de interesse municipal. O Palácio recebeu várias personalidades internacionais, como por exemplo Lee Radziwill, irmã de Jacqueline Kennedy, viúva do presidente norte-americano J.F. Kennedy, e o seu inseparável amigo, o escritor Truman Capote.

Era habitual a família Armand ceder a casa, conhecida como Palácio da Comenda, a personalidades ilustres do círculo da melhor aristocracia europeia e portuguesa. A quinta estava debruçada sobre uma das “melhores costas mediterrânicas”, comparada à época com a Sardenha ou a Côte d"Azur, mas com a vantagem de oferecer os mesmos esplendores estivais num ambiente “muito mais pacato e tranquilo”, escreve o Diário de Notícias, que cita o memorando técnico relativo ao processo de classificação da Casa da Quinta da Comenda, promovido pela autarquia setubalense.

A CMS quer recuperar o imóvel após um abandono de décadas. Em causa estão 242 hectares a dois quilómetros da cidade. O acesso é livre, tanto pela estrada como pela praia, onde existe um portão aberto junto ao areal, bastando subir a escadaria para encontrar portas e janelas (as que ainda existem) totalmente escancaradas. O vandalismo e as pilhagens trataram do resto, refere a publicação.

Segundo o jornal, o Palácio da Comenda está à venda há muito tempo por 45 milhões de euros e pertence à família Xavier de Lima, que comprou o imóvel na década de 1980 à família Armand.

Posto isto, a a autarquia quer pôr um ponto final na degradação do imóvel e já aprovou a abertura de um processo para classificação do edifício como imóvel de interesse municipal, esperando que a expectativa da Direção-Geral do Património Cultural “venha a considerar a Casa da Quinta da Comenda como bem cultural com interesse supramunicipal e, como tal, suscetível de merecer uma classificação superior”.

O processo de classificação descreve que a quinta foi projetada como casa de veraneio em 1903, por encomenda do conde Abel Henri Armand: “É um edifício de características artísticas e arquitetónicas notáveis, com um enquadramento paisagístico único no conjunto da obra concebida pelo arquiteto Raul Lino (...)”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta