Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

21 março 2016

A casa impossível de construir

Os arquitetos têm a capacidade de nos surpreender com edifícios que parecem impossíveis. Muitas vezes aceitam os desafios lançados pelos designers, que propõem projetos que sabem que de antemão não são facilmente realizáveis. E, sendo viáveis, têm custos avultados e por vezes utópicos.
Notícia sobre:

Dicas de decoração: O “poder” da relva sintética

Já pensaste na hipótese de decorar a tua varanda ou terraço com relva sintética? Este é o tema desta semana da rubrica semanal do idealista/news dedicada à arquitetura e decoração e assegurada pela Architect Your Home. Fica a saber as vantagens e desvantagens deste material.

Notícia sobre:

IRS 2015: Encontraste um erro nas despesas para deduções à coleta? Já podes corrigir diretamente

Viste que há um ou mais erros nos valores das despesas para deduções à coleta do IRS 2015 que as Finanças publicaram agora? Não te preocupes, porque tens até ao próximo dia 31 de março para reclamar e corrigir os valores. Para isso mesmo, a página da Autoridade Tributária (AT) tem, desde este sábado, uma ligação direta, segundo informou o Ministério das Finanças.

Notícia sobre:

Campus de Justiça de Lisboa vendido a investidores estrangeiros por 223 milhões

O Campus de Justiça de Lisboa tem novos proprietários. Este ativo imobiliário estava nas mãos do fundo de base nacional Office Park Expo, que acaba de ser vendido por 223 milhões de euros, a um fundo internacional. O portfólio integra ainda o edifício onde funciona um supermercado El Corte Inglés, dois estacionamentos e um núcleo de postos de transformação de energia.

Notícia sobre:

Dívidas de construtoras e outros clientes afundam contas do Montepio (prejuízos de 243,4 milhões)

O crédito concedido a várias empresas de construção civil - que deixou de ser pago - foi um dos grandes responsáveis pelos prejuízos de 243,4 milhões de euros registados pelo Montepio em 2015. O negócio dos paquetes "Funchal", "Porto" e "Azores" foi outro dos fatores a pesar negativamente nas contas da caixa económica.

Notícia sobre:

Lisboa: ordem para pararem obras ilegais em Picoas foi “verbal”, diz Manuel Salgado

A ordem para pararem as obras ilegais em Picoas, Lisboa, foi apenas “verbal”, revelou o vereador do urbanismo, Manuel Salgado. Segundo o responsável, que falava na Assembleia Municipal de Lisboa, depois de se ter detetado que o promotor estava a executar obras fora do seu terreno “foi dada uma ordem expressa ao dono de obra para parar os trabalhos”.

Notícia sobre:

BCP, o plano B de Isabel dos Santos para manter poder na banca portuguesa após o fiasco do BPI?

A empresária angolana Isabel dos Santos está de saída do BPI mas quer continuar a ter uma presença relevante no setor financeiro em Portugal. E o BIC Portugal não lhe chega para isso. A Santoro de sabel dos Santos e La Caixa estão num braço de ferro para definir o futuro do BPI e do BFA. O BCP poderá ser a próxima ofensiva da filha do presidente de Angola.

Notícia sobre:

Vistos gold: António Figueiredo foi libertado

Em prisão domiciliária no âmbito do processo dos vistos gold, por ser suspeito de corrupção e outros crimes, o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, foi libertado este fim de semana por ter expirado o prazo máximo da medida de coação.

Notícia sobre:

Mais de 1.800 inquilinos despejados em 2015, mas maioria dos processos ainda é recusada

No ano passado, 1.860 inquilinos foram despejados por falta de pagamento ou utilização indevida do espaço, o que dá uma média de cinco por dia. O número de pedidos de despejo foi, no entanto, bem maior, tendo o Balcão Nacional do Arrendamento (BNA) recebido 4.589 tentativas de despejo (12 por dia), 65% dos quais foram recusados – a maior parte por falta de apresentação de documentos, inexistência de uma justificação para o despejo ou falta de notificação do inquilino.

Notícia sobre:

Obras no Conservatório Nacional com luz verde até final do próximo ano letivo

O Conservatório Nacional vai sofrer obras de recuperação até ao final do próximo ano letivo, sendo uma das prioridades do Governo, assegurou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. “A Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) é uma das prioridades de intervenção deste Ministério da Educação”, disse o governante.

Notícia sobre: