Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

18 março 2016

Milhões de euros escapam ao Fisco todos os anos através da gestão de condomínios

Continua a haver muitos condóminos que pedem serviços a empresas e a prestadores de serviços sem exigirem fatura, o que faz com que vários milhões de euros fujam todos os anos ao Fisco através da gestão de condomínios.

Notícia sobre:
Casa em Aylesbury, Buckinghamshire, avaliada em sete milhões de libras (Fotos: The Guardian).

O “pequeno” império imobiliário do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair

Depois de passar pelo número 10 de Downing Street, o ex-primeiro-ministro Tony Blair não deixou de trabalhar em conferências, de escrever livros ou de ser embaixador no Médio Oriente. Mas também utilizou o seu tempo a aumentar juntamente com a família uma fortuna imobiliária na qual constam pelo menos dez moradias e 27 apartamentos, sendo que boa parte destes imóveis encontra-se no centro de Londres, com um valor estimado em 27 milhões de libras (35 milhões de euros).
Notícia sobre:

As casas da semana (de 14 a 18 de março)

Às sextas-feiras o idealista/news mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista.pt. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:

Notícia sobre:

Lisboa: Ateneu Comercial será hotel de luxo

O Ateneu Comercial de Lisboa (ACL), que está em processo de insolvência, vai ser transformado em hotel de luxo. Há, no entanto, uma petição online a pedir recuperação do edifício para os seus fins originais.

Notícia sobre:

Obra nova está a retomar em Portugal, após anos de construção parada

A obra nova parece estar a voltar a despontar em Portugal. Isso mesmo mostram os últimos dados do INE sobre o licenciamento para a construção de habitação nova. No último trimestre de 2015, a emissão deste tipo de licenças subiu 5,7%, um valor que contrasta com o ciclo de quedas contínuas dos últimos anos. Já nas obras de reabilitação o ano terminou menos bem, com um decréscimo de 16.2%.

Notícia sobre:

Fisco faz mais escutas telefónicas e aperta o cerco à fraude e evasão fiscal

A Autoridade Tributária (AT) intensificou no último ano o recurso a escutas telefónicas para investigar suspeitas de fraude e evasão fiscal. Nesse sentido, em 2015, os vários órgãos de polícia criminal seguiram as conversas telefónicas de 15.441 alvos, um número que compara com 13.353 escutas realizadas em 2014. Ao todo, foram intercetadas as comunicações de 145 alvos, mais do dobro das escutas realizadas em 2014

Notícia sobre:

Casas de fim de semana: Recuperar forças numa mansão com piscina no Algarve

Todas as semanas o idealista/news mostra-te uma casa de fim de semana para que possas passar, num sítio especial, estes dois dias (ou mais) de descanso. Hoje vamos até ao Sul do país, mais concretamente até Almancil, Loulé, para conhecer uma espetacular vivenda com piscina e jardim.
Notícia sobre:

Sociedades gestoras dos ativos tóxicos do BPN mudam de escritórios e poupam 2,8 milhões

As sociedades gestoras dos chamados ativos tóxicos do ex-BPN, nacionalizado em 2008, mudaram de instalações do edifício do BIC para o Monumental, ambos no coração de Lisboa. A transferência da Parvalorem, Parups e Parparticipadas, da Avenida António Augusto Aguiar para o Saldanha, vai significar uma poupança na ordem dos 2,8 milhões de euros no período de vida do arrendamento.

Notícia sobre:

"Crème de la crème" da arquitetura portuguesa em exposição na Gulbenkian (arranca hoje)

O processo criativo em arquitetura é o mote que serve de base à exposição "Inside a Criative Mind" que arranca hoje, 18 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariada por Eduardo Lobato Faria, a exposição, patente até ao próximo dia 6 de junho, faz um zoom de sete projetos concebidos por ateliês portugueses de referência.

Notícia sobre:

Subsídios para mães e pais vão aumentar; mas não para toda a gente...

Os subsídios de maternidade, paternidade e adoção vão aumentar 2%, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para este ano. Mas esta majoração não é generaliada e vai apenas incidir sobre os portugueses residentes nos arquipélagos dos Açores e Madeira.

Notícia sobre: