Notícia do dia 16 de novembro de 2017

Famílias pedem cada vez mais dinheiro para comprar casa. E bancos estendem a passadeira

Famílias pedem cada vez mais dinheiro para comprar casa. E bancos estendem a passadeira

Os bancos estão cada vez mais disponíveis para financiar a compra de casa. Uma tendência confirmada com o facto dos spreads mínimos estarem a baixar. E os portugueses estão a aproveitar o facto da banca estar a abrir a torneira do crédito à habitação. Nos primeiros nove meses do ano, as instituições financeiras disponibilizaram 5.953 milhões de euros para este efeito, mais 43% que no mesmo período do ano passado.
As rendas de comércio mais caras do país estão... no Chiado

As rendas de comércio mais caras do país estão... no Chiado

É em Lisboa que se concentram as rendas de comércio mais caras do país. Mais propriamente no Chiado, que registou uma valorização de 15% na sua renda de referência, situando-se agora nos 1.380 euros anuais por metro quadrado (m2). Segundo o estudo Main Streets Across the World 2017, publicado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield, o Chiado manteve a sua posição no ranking mundial, ocupando o 33º lugar.

Soares da Costa pede perdão de 50% da dívida a todos os credores

A construtora Soares da Costa entregou esta quarta-feira (15 de novembro) a sua proposta final para um Processo Especial de Revitalização (PER). A empresa propõe um corte de metade da dívida de 700 milhões de euros. Significa isto que a banca, portuguesa e angolana, e todos os fornecedores, devem perdoar cerca de 50% da dívida para viabilizar a sobrevivência da empresa.
Trabalhadores da Função Pública ganham mais 500 euros que os do privado

Trabalhadores da Função Pública ganham mais 500 euros que os do privado

Os salários da Função Pública são cerca de 500 euros mais altos que no setor privado. Os dados são da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) e do Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho (GEP) e mostram que os funcionários públicos ganharam, em média, 1.686,9 euros brutos, em julho, ao passo que o ganho médio mensal bruto dos trabalhadores do setor privado, incluindo prémios e subsídios, foi de 1.154,2 euros.

Galp volta a adiar furo de petróleo no Alentejo

O consórcio Eni/Galp voltou a pedir um adiamento ao Governo para avançar com o furo de petróleo na bacia do Alentejo. Isto porque o decreto-lei aprovado em julho, no Parlamento, torna obrigatória a realização de uma consulta prévia às autarquias das áreas abrangidas pela prospeção. Contudo a decisão final ficará sempre a cargo da Secretaria de Estado da Energia, tutelada por Jorge Seguro Sanches.