Comentários: 0
Trabalhadores da Função Pública ganham mais 500 euros que os do privado
GTRES

Os salários da Função Pública são cerca de 500 euros mais altos que no setor privado. Os dados são da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) e do Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho (GEP) e mostram que os funcionários públicos ganharam, em média, 1.686,9 euros brutos, em julho, ao passo que o ganho médio mensal bruto dos trabalhadores do setor privado, incluindo prémios e subsídios, foi de 1.154,2 euros

De acordo com o SIEP, a Função Pública registava no final de setembro deste ano um total de 661.429 postos de trabalho. Um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado. Ou seja, em setembro havia mais 5.259 trabalhadores na administração pública que no mesmo mês de 2016, sendo que os maiores aumentos homólogos se verificaram no Ministério da Educação (mais 2.044 trabalhadores) e no Setor Empresarial do Estado (mais 1.089 funcionários), escreve o Diário de Notícias.

Deste total – de 661.429 trabalhadores – cerca de 52% têm como nível de escolaridade o ensino superior. O valor sobe para os 100% nas carreiras da magistratura, entre os médicos, pessoal de investigação científica, conservadores, notários, docentes e educadores de infância e técnicos superiores de saúde. Números que podem explicar as diferenças de ganhos médios entre público e privado, já que as qualificações e antiguidade são mais elevadas no Estado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta