Notícia do dia 26 de março de 2018

REITs em vigor em Portugal? Pode haver novidades ainda este ano...

A criação em Portugal de sociedades de investimento imobiliário cotados em bolsa está a ganhar força. Recentemente, um estudo recomendou a criação das Sociedades de Investimento em Património Imobiliário (SIPI), um tipo de veículo já existente noutros países – as SOCIMIs em Espanha, por exemplo. Um tema que voltou agora a ser abordado em Madrid, na semana passada, na primeira edição da Iberian REIT Conference. São esperadas novidades para este ano.
Venderam-se 153.292 casas no ano passado (420 por dia). E preços subiram 9,2%

Venderam-se 153.292 casas no ano passado (420 por dia). E preços subiram 9,2%

Nunca se venderam tantas casas em Portugal. Nem tão caras. Ao todo foram transacionadas 153.292 casas em 2017, mais 26.186 (20,6%) que em 2016. Estamos a falar de 12.700 imóveis por mês, o equivalente a 420 por dia, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). As vendas cresceram, e os preços também: subiram a uma média anual de 9,2%.
Há cada vez mais escritórios a serem transformados em habitação

Há cada vez mais escritórios a serem transformados em habitação

Há cada vez mais lojas a serem transformadas em casas. E escritórios também. A procura de casa nos centros de Lisboa e Porto está a pressionar também este segmento, onde se encontram cada vez mais espaços a ser transformados em habitação. Com isto, o reforço de um problema: a oferta de escritórios é cada vez mais escassa.

Deco questiona Facebook sobre utilização de dados de perfis portugueses

A Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) juntou-se a outras organizações de consumidores – da Bélgica, Itália, Espanha e Brasil – para pedir que a empresa Facebook assuma responsabilidades no caso do escândalo de dados, e perceber se os dados dos perfis portugueses foram utilizados indevidamente pela empresa norte-americana Cambridge Analytica.