
Estar em teletrabalho sai mais caro que ir para o escritório
Estar em teletrabalho sai mais caro que ir para o escritório. Esta é uma das conclusões a retirar de um estudo da Universidade de Harvard (EUA). Segundo o mesmo, conseguir ter um espaço extra em casa que funcione como local de trabalho/escritório ou um jardim um pouco maior para a família significa ter gastos superiores aos tidos antes da pandemia da Covid-19, ou seja, quando, por exemplo, se ia de transportes públicos para o escritório.




Uma casa pré-fabricada com sauna e jacuzzi para desfrutar da natureza na Finlândia
Em 2017, nasceu na Finlândia uma empresa chamada Pluspuu, voltada para o setor de casas pré-fabricadas. Desde então, a sua popularidade no país escandinavo tem aumentado.




Estes escritórios coloridos foram redesenhados para se adequarem à nova normalidade
Que a pandemia está a gerar grandes mudanças e novos paradigmas, é absolutamente indiscutível.

Intermediários de crédito em tempos de pandemia: conselhos para evitar burlas
Muitas pessoas viram-se obrigadas, em tempos de crise pandémica, a pedir dinheiro emprestado para fazer face às despesas mensais que têm, nomeadamente devido à perda de rendimentos. A solução pode passar por recorrer a um intermediário de crédito, uma opção que deve, no entanto, ser tomada com as devidas cautelas, de forma a evitar burlas. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Edifícios licenciados recuam 3,5% em 2020 e os concluídos aumentam 6%
Os edifícios licenciados diminuíram 3,5%, para 22,8 mil, e os edifícios concluídos aumentaram 6%, para 15,0 mil, em 2020 face a 2019, segundo os resultados preliminares divulgados esta segunda-feira (15 de março de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Estas variações comparam com subidas homólogas de 4,1% nos edifícios licenciados e de 11,6% nos edifícios concluídos em 2019.

Lisboa e Porto, as cidades mais atrativas para viver – “ganha-se mais”, mas o desemprego é maior
As cidades que têm um rendimento familiar mais elevado são as mais atrativas para a população viver, mas são, também, as que têm as taxas de desemprego mais altas. As duas principais cidades do país, Lisboa e Porto, integram este lote. Esta é uma das conclusões a retirar do Relatório Anual do Mercado Residencial 2020 Portugal, publicado recentemente pelo idealista e baseado em dados do INE, da Pordata, do IEFP e do idealista/data.

Alojamento turístico arrancou o ano com perdas de 80%
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta segunda-feira, dia 15 de março de 2021, as quebras de 78,3% de hóspedes e 78,2% de dormidas em janeiro e que levaram a quebras de proveitos superiores a 80% no Alojamento Local (AL), estimadas no início de março. No primeiro mês do ano, esta atividade turística registou 308.400 hóspedes e 709.900 dormidas, o que corresponde a quebras homólogas de 78,3% e 78,2%, respetivamente e que comparam com os registos de dezembro, com descidas de 71,2% e 72,6%.

DESAFIO volta este ano com 3 eventos: o primeiro será sobre tecnologia no dia 25 de março
A quarta edição do DESAFIO arranca, no dia 25 de março de 2021, com o objetivo de apoiar os profissionais do mercado imobiliário. E, este ano, não há um desafio para o imobiliário. Há três desafios, na forma de três eventos.

Com a pandemia fecharam 200 lojas em centros comerciais nacionais
Os efeitos da pandemia na economia nacional continuam a tornar-se visíveis.

Calcular o custo da reconstrução de imóveis à distância de um clique: há um simulador e é gratuito
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) disponibilizou a partir desta segunda-feira (15 de março de 2021) um simulador para o cálculo de custo de reconstrução de imóveis. O SCRIM, uma ferramenta acessível de forma digital e gratuita, “tem como objetivo apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, e que corresponde ao custo de reconstrução de imóveis”, refere a associação, em comunicado.

Procuram-se mais casas para arrendar ou para comprar em Portugal? E onde?
A pandemia está a ter efeitos diretos na habitação, a vários níveis. No caso da procura sobre a oferta, o impacto manifesta-se de forma distinta no mercado de arrendamento e no mercado de venda de casas, e segundo as diferentes regiões do país.

Teletrabalho mantém-se obrigatório no desconfinamento
Na apresentação do plano de desconfinamento, que arrancou esta segunda-feira (15 de março de 2021), o primeiro-ministro António Costa tinha dito que o teletrabalho era para manter “sempre que possível”, mas o decreto-lei nº4/2021, já publicado em Diário da República, veio esclarecer que se mantém obrigatória a adoção do teletrabalho.