Notícia do dia 1 de fevereiro de 2023

videovigilância

Instalação de câmaras de segurança em condomínios: o que diz a lei?

O decreto que regula a instalação de câmaras de segurança é o Decreto-Lei n.º 46/2019, onde está delineado o exercício da atividade de segurança privada e da autoproteção. Este decreto é complementado pelo Decreto-Lei n.º 58/2019, que se refere à proteção de dados pessoais do indivíduo singular, bem como à divulgação dos mesmos.
Edifícios eficientes

Crise energética leva mais famílias a procurar casas eficientes

Antes, o mundo imobiliário preocupava-se, sobretudo, com os custos da construção. E fatores como a sustentabilidade, o impacto social e as práticas de construção ecológica ficavam para segundo plano. Mas, agora, os tempos são outros e a construção sustentável ganhou importância. “Quem compra casa nunca se interessou pela ecoeficiência de um edifício, mas agora, com o preço da energia em alta, este é um dos fatores que mais se tem em conta”, garante Juan Antonio Gómez-Pintado, presidente da Vía Ágora, empresa espanhola que se dedica à gestão e desenvolvimento de imóveis.  
Ativos imobiliários de bancos vendidos

Bancos Santander, Novo Banco, CGD e BCP herdam ativo de 140 milhões

Foi mesmo a fechar o ano que a venda do “enguiçado” Projeto Crown ficou consumada. Aquele que foi o maior negócio imobiliário de 2022 ficou selado por 850 milhões de euros, tendo a Davidson Kempner European Partners comprado um vasto portfólio de ativos que era detido, entre outros, pela ECS. Outros ativos foram, no entanto, retirados da carteira transacionada, tendo ficado nas mãos das entidades vendedoras. Um deles, o empreendimento do Morgado do Reguengo, no Algarve, foi repartido pela CGD, BCP, Novo Banco e Santander, um ativo avaliado em 140 milhões de euros. 
Ciclo imobiliário a mudar na Europa

Ciclo imobiliário está a mudar na Europa com subida dos juros - como?

As dificuldades em refinanciar um edifício de escritórios em Londres (Reino Unido) ou a tensa venda do Commerzbank Tower em Frankfurt (Alemanha) são exemplos claros da mudança de ciclo no mercado imobiliário europeu, que é marcada pelas crescentes dificuldades na obtenção de crédito face à rápida subida das taxas de juro. Hoje, os investidores estão a enfrentar a maior mudança de ciclo do setor imobiliário na Europa, diz a Bloomberg. E estão também a aguardar os resultados da banca e a sua reação à possível subida do crédito malparado.

Óscares 2023: como decorar a casa ao estilo de Hollywood

Após o anúncio das nomeações, começamos a contagem decrescente para a grande noite dos Óscares 2023. A 95.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood acontece na madrugada de 12 para 13 de março e contará com a apresentação de Jimmy Kimmel. Para te preparares para a grande noite do cinema, reunimos algumas ideias de decoração inspiradas nas estatuetas douradas

Hotéis com encanto: um refúgio com cidadela do século XIII à venda

Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez viajamos até às montanhas do norte de Sevilha, entre as cidades de Torre de la Reina e Guillena, onde se encontra este encantador hotel que possui um conjunto de edifícios que datam dos séculos XIII e XVI. Funciona há mais de 30 anos como um estabelecimento de luxo, com 11 quartos, onde a história e o conforto se conjugam. Está à venda no idealista por 3 milhões de euros.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 1,6% mais caro em janeiro

Encontrar uma casa para arrendar em Portugal continua a não ser tarefa fácil em 2023. Há pouca oferta de habitação para a procura existente. E as rendas das casas colocadas no mercado estão cada vez mais altas, tornando-se menos acessíveis aos bolsos dos portugueses, que já têm vindo a ser pressionados pela inflação. O índice de preços do idealista revela que as casas para arrendar no nosso país ficaram 1,6% mais caras em janeiro de 2023 face ao mês anterior. Isto quer dizer que arrendar casa tinha um custo mediano de 13,1 euros/m2 no final de janeiro deste ano.
Marie Kondo

A casa de Marie Kondo está mais desarrumada (e ela mais feliz)

A rainha japonesa da arrumação, Marie Kondo, ficou conhecida pela filosofia “Arrume a sua casa, Arrume a sua vida”. No entanto, e desde que nasceu o seu terceiro filho, a guru da organização deixou de focar-se nos armários, gavetas ou prateleiras perfeitamente organizados. Kondo adotou novos rituais, “voltados para dentro”, repensando as formas simples de trazer calma e felicidade às coisas do dia a dia. Afinal, ser feliz não depende (só) de uma casa arrumada.
Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude: preço do alojamento em Lisboa dispara

Aquele que é considerado o maior encontro da Igreja Católica vai decorrer entre dia 1 e 6 de agosto em Lisboa e contará com a presença do Papa Francisco. Os preparativos para realizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já estão a decorrer e com polémicas à mistura, no que diz respeito aos investimentos avultados na ordem dos 155 milhões de euros. Mas este investimento deverá ter um retorno económico (cerca do dobro). Até porque são esperadas 1,5 milhões de pessoas no evento que vão impulsionar o turismo do país. Os preços dos alojamentos já estão bem mais caros e a oferta começa a escassear.
Subida dos juros no crédito habitação

Euribor volta a subir: como ficam as prestações da casa em fevereiro?

As famílias que pretendem comprar casa em 2023 vão deparar-se com um mercado hipotecário bem mais caro. As taxas de juros dos créditos habitação – quer fixas, quer variáveis - estão a subir em flecha à medida que o Banco Central Europeu (BCE) decide aumentar as taxas de juros diretoras para travar a inflação na Zona Euro. E este aumento dos juros está a encarecer as prestações da casa em várias centenas de euros. Explicamos.
Vale do Lobo Golf & Beach Resort passa a ser gerido pela Kronos Homes

Kronos Homes assume gestão de ativos imobiliários do Projeto Crow

O grupo de promoção imobiliária espanhol Kronos Real Estate Group, que está presente em Portugal desde 2017 através da Kronos Homes, anunciou que aumentou de forma significativa o portefólio que tem sob gestão a nível nacional, passando a desenvolver 10 resorts e quatro projetos residenciais, que se encontram sobretudo no Algarve. Uma expansão que se deve à participação no consórcio que comprou a carteira de ativos imobiliários que estava nas mãos dos bancos, conhecida como Projeto Crow. O portefólio em causa foi comprado pela norte-americana Davidson Kempner European Partners à portuguesa ECS Capital por 850 milhões de euros.