Notícia do dia 10 de fevereiro de 2023

Melbourne, Austrália

Austrália é o destino preferido dos chineses para investir em imóveis

A reabertura das fronteiras na China após a política zero covid do governo chinês neste 2023 desperta mais uma vez o interesse dos principais destinos de investimento destes potenciais compradores de casas. Segundo a gigante imobiliária Juwai IQI, Austrália, EUA e Canadá são os destinos preferidos dos chineses para investir em imóveis residenciais.
remodelar casas

A "casa portuguesa" que está a nascer nos EUA e todos querem ver

Remodelar uma casa é sempre um desafio (e uma grande aventura). E desta vez viajamos até ao outro lado do oceano, para Cleveland, nos EUA, para conhecer um casal português com dois filhos que está a recuperar um casarão dos anos 20 com mais de 100 anos. Uma aventura vivida cheia de paixão, apesar de não ter sido “amor à primeira vista”. Ainda assim, “o resultado final promete”. 
preço das casas

UBS prevê correção no preço das casas: "Ainda não refletem juros"

O impacto dos aumentos das taxas de juros que estão ser aplicados pelos bancos centrais para conter a escalada da inflação e restaurar a estabilidade de preços ainda não atingiu o mercado imobiliário. Esta é uma das leituras deixadas pelo último relatório publicado pela UBS sobre o setor, e no qual aponta as chaves que marcarão o caminho do imobiliário neste ano de incertezas.
Impacto do sismo na Turquia em Portugal

A magnitude do sismo na Turquia e Síria desenhada no mapa de Portugal

Os sismos que afetaram a Turquia e a Síria foram dos mais mortíferos da última década, tendo registado uma magnitude de 7,8 e 7,5 na escala de richter, respetivamente. Ao todo já morreram mais de 11 mil pessoas nos dois países, aos quais se juntam mais de 53 mil feridos. Neste gif mostramos a extensão do terremoto nos dois países e o que teria sido se tivesse ocorrido em Portugal.
apartamentos

Governo prepara novo apoio à renda para quem perde rendimentos

O Governo estará a preparar um “mecanismo permanente de apoio à renda” para famílias com quebras de rendimentos. A medida vai fazer parte do novo pacote legislativo sobre habitação que será aprovado em Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023.
preços alimentos

Inflação recua pela 3.ª vez consecutiva para 8,4% em janeiro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu, pela terceira vez consecutiva, para 8,4% em janeiro, taxa inferior em 1,2 pontos percentuais à do mês anterior, segundo dados divulgados esta sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
produção na construção

Produção na construção abranda e sobe 2% em 2022

O Índice de Produção na Construção aumentou 0,5% em termos homólogos, taxa inferior em 0,1 ponto percentual (p.p.) à observada em novembro. O emprego e as remunerações registaram variações de 2,1% e 5,0%, respetivamente (1,9% e 3,3% no mês anterior), segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). 
PRR na habitação

PRR na habitação: 97% dos fundos estão por gastar

Até 2026, o objetivo do Governo passa por garantir habitação digna a 26 mil famílias, via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No entanto, e ao que tudo indica, a aplicação das verbas está atrasada. Dados do portal Mais Transparência indicam que o valor executado não chega aos 50 milhões (cerca de 3%). Quer isto dizer que 97% dos fundos estão por gastar.
Mota-Engil vai construir altar-palco em Lisboa

Altar-palco: Mota-Engil aceitou alterações "sem pedir indemnização"

O presidente da Câmara de Lisboa assegurou esta sexta-feira (10 de fevereiro de 2023) que foi “sem pedir qualquer indemnização” que a Mota-Engil, empresa contratada para a construção do altar-palco no Parque Tejo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aceitou a alteração do projeto.
Agenda do trabalho digno

Agenda do Trabalho Digno aprovada: guia para empresas e trabalhadores

A Agenda do Trabalho Digno, que tem feito correr muita tinta ao longo dos últimos meses, obteve luz verde no Parlamento esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro. E traz várias novidades que vão mudar o Código do Trabalho, reduzindo o número de renovações dos contratos temporários, criando a licença por luto gestacional e prevendo o projeto-piloto da semana de quatro dias, por exemplo. Neste guia mostramos algumas das 70 medidas que prevê a Agenda do Trabalho Digno e explicamos o que vai mudar no mundo laboral em 2023.