
Está a nascer um novo parque no "céu" de Londres. Vai chamar-se Camden Highline. Parecido ao Highline em Nova Iorque, terá uma extensão de 1,2 km e procura conectar a vertente turística com a necessidade de transportes de King’s Cross, enquanto aproxima os bairros circundantes. Trará um novo espaço verde para aproximadamente 20.000 pessoas. A inauguração da fase inicial do Camden Highline está prevista para 2025.
O projeto Camden Highline compreenderá três fases, tendo cada troço uma finalidade específica, dando assim resposta às necessidades de cada bairro e contexto. Será acessível para todas as pessoas através de escadas, rampas e elevador.

O Camden Highline pretende incrementar a biodiversidade e o valor ecológico da zona, através deste espaço, trazendo diferentes experiências à população.
Desde os jardins de Camden em direção a Camden Road, constituíndo a parte mais larga do parque, podemos encontrar uma ponte de observação, bem como uma exuberante floresta de carvalho inglês e pinheiro escocês. Também terá zonas para as pessoas se poderem sentar, apenas para relaxar ou para assistir a pequenos eventos que irão acontecer. Uma curiosidade que pretendem ter disponível é mobiliário móvel, que permitirá aos visitantes colocá-los onde quiserem.

De Camden Road até St. Pancras Way podemos encontrar três pontes e apreciar os pórticos ferroviários. Por sua vez, de St. Pancras Way até Camley Street podemos encontrar uma zona mais residencial, onde irão existir mais projetos direcionados à comunidade, como oficinas e experiências escolares. Existirão também áreas de cultivo e um espaço desportivo.

De Camley Street até York Way encontramos a secção mais longa do projeto. Terá uma vertente mais ecológica, com árvores, plantações e habitats para aves, insetos, morcegos e borboletas.
O projeto de Camden Highline tem como pricipais benefícios:
- Social;
- Saúde;
- Economia local;
- Arte e património.

Para poder comentar deves entrar na tua conta