Notícia do dia 14 de março de 2023

Edifício da Universidade Europeia vendido

Norfin vende edifício da Universidade Europeia que estava devoluto

Há um edifício devoluto em Lisboa que ganhou nova vida e um novo proprietário. O número 4 da Rua Laura Ayeres, situado em Carnide, estava devoluto, mas foi adaptado e arrendado à Universidade Europeia. Foi assim que a Norfin, a ex-proprietária do ativo, tornou o edifício mais atrativo aos olhos dos investidores que procuram rendimento de longo prazo. E recentemente vendeu-o por um valor não revelado à Iberia FEIIF, uma sociedade detida pelo Portugal Yield Fund II e gerida pela Private Equity Iberis Capital.
Edifícios de escritórios em Lisboa

Edifício da antiga sede da Bayer está pronto para arrendar

O mercado de arrendamento de escritórios da capital conta com mais um edifício. A antiga sede da Bayer em Lisboa está à procura de um novo inquilino. Situado na zona empresarial Carnaxide – Alfragide, este imóvel possui cerca de 5.700 metros quadrados (m2), espaços verdes e um terraço. Foi recentemente remodelado e agora este edifício de escritórios está pronto para receber uma nova empresa.
plantas

És um 'plant killer'? Como (tentar) cuidar melhor das plantas

Consideras-te um 'plant killer'? Ou como quem diz, um assassino de plantas? És daqueles que compra uma planta com todo o entusiasmo do mundo, coloca-a no sítio que há de melhor em casa e ao fim de algumas semanas... adeus? Declarações duras, mas... dura realidade! Deixamos-te algumas soluções e dicas importantes para cuidar melhores destes pequenos seres vivos e ter o melhor dos dois mundos:  decoração e natureza duradoura. 
Estrangeiros a comprar casas de luxo em Portugal

Quem compra mais casas de luxo em Portugal? Britânicos e franceses

Portugal continua a ser um destino de eleição para a compra de casas luxuosas, tendo sido considerado o sétimo mercado residencial de luxo mais internacional da Europa no The Wealth Report 2023 da Knight Frank. Mas quem é que compra mais casas de luxo no nosso país? Os principais proprietários estrangeiros são os britânicos, seguidos dos franceses. Além disso, os nómadas digitais também têm sido responsáveis por dinamizar este mercado nos últimos anos.
Casas de luxo no Algarve

Casas de luxo no Algarve ficaram 15,3% mais caras em 2022

As casas de luxo continuaram a ficar mais caras em 85 cidades do mundo em 2022. Quem o diz é a Knight Frank, que revela que foi no Dubai onde os preços das casas de luxo mais subiram em 2022 face ao ano anterior (44,2%). Este ranking, que reúne os preços das casas de luxo de 100 cidades e zonas turísticas do mundo, mostra ainda que no Algarve as casas de luxo ficaram 15,3% mais caras entre estes dois momentos. Já no Porto, os preços subiram 12,7% e em Lisboa 6%.
De que nacionalidades são os presos estrangeiros em Portugal

Quantos estrangeiros estão presos em Portugal? E portugueses lá fora?

Em 2021, estavam detidos nas cadeias portuguesas 1.661 cidadãos estrangeiros, um número que representa uma diminuição de quase 33% face a dez anos antes – em 2011 eram 2.548. Por nacionalidades, mais de metade dos reclusos que estão detidos em solo nacional são originários de Cabo Verde (25,2%), Brasil (22,4%) e Guiné-Bissau (9,5%). Em causa estão dados da Direção-Geral dos Serviços Prisionais, que constam no relatório Indicadores de Integração de Imigrantes 2022.
Como escolher a empresa que vai fazer a limpeza do prédio

Limpeza do prédio feita por profissionais: como escolher uma empresa?

É um tema que tende a dar muitas dores de cabeça aos gestores de condomínios e a não gerar consenso entre vizinhos. Quem faz a limpeza do prédio e como escolher uma empresa para o fazer? Quais são os passos a dar e que cuidados se devem ter na hora de tomar decisões? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Portugal terá a maior participação de sempre no MIPIM

MIPIM 2023: Portugal abre portas ao investimento imobiliário

Portugal volta a marcar presença em força naquela que é considerada a maior e mais importante feira do setor imobiliário do mundo, o MIPIM, que “abre portas” esta terça-feira e termina sexta-feira (17 de março de 2023), realizando-se como sempre em Cannes (França). “Esta será sem dúvida a maior participação de sempre de Portugal no MIPIM e isso deve-se ao reconhecimento pelo setor da importância da feira. Quem vai uma vez continua a ir e espalha a palavra, pelo que o evento vai crescendo”, diz ao idealista/news Rui Coelho, representante do MIPIM em Portugal. 
Lisboa

EPAL vai arrendar 100 casas em Lisboa a custos controlados

A EPAL, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Lisboa, vai disponibilizar mais de 100 casas na cidade para arrendamentos a custos controlados. O objetivo é rentabilizar património imobiliário, nomeadamente terrenos e edifícios sem uso. Empresa vai construir, mas também reabilitar.
Banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB) colapsou

Colapso de bancos nos EUA "não tem paralelo" em Portugal, diz APB

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) disse que a situação que levou ao colapso de dois bancos norte-americanos nos últimos dias, o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank, "não tem paralelo no funcionamento do sistema bancário português”, pelo que não é “extrapolável”. Já o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, considerou que “não há exposição direta” do sistema bancário europeu à falência do SVB, mas acrescentou que o colapso do banco californiano é “um lembrete” para a necessidade de garantir a resiliência dos bancos.
Falência de bancos nos EUA

Falido Silicon Valley Bank financiava habitação acessível nos EUA

O banco californiano Silicon Valley Bank (SVB) anunciou falência na passada sexta-feira (dia 10 de março), deixando os mercados financeiros em estado de alerta. Este banco californiano era especialmente conhecido pela sua atividade no segmento tecnológico e por dar financiamento a startups. Mas não só. O SBV também desempenhava um papel importante no financiamento de projetos de habitação acessível neste estado dos EUA.
Terrenos à venda para construção

Novo Banco coloca 5 terrenos à venda por 400 milhões de euros

Num momento em há falta de terrenos para construção junto aos grandes centros urbanos e turísticos, o Novo Banco decidiu colocar no mercado o portfólio Land Bank por 400 milhões de euros. Trata-se de uma carteira de 5 terrenos, situados em Lisboa e no Algarve, que estão disponíveis para ali construir habitações, escritórios, retalho e edifícios turísticos. A ideia do Novo Banco é vender este conjunto de imóveis destinado a promoção imobiliária ainda em 2023.