Notícia do dia 13 de junho de 2023

Silla salvaescaleras

Como melhorar a acessibilidade de uma casa e aumentar o seu valor

O bom tempo está chegar e é por esta altura que darás mais uso à tua segunda casa, aquela que tens na praia ou montanha. Até podes pensar mesmo em ir lá antes do verão chegar, e assim poder aproveitar mais. Só tem um ponto negativo: a casa está a envelhecer e as escadas de acesso já não estão boas, por exemplo. Também pode acontecer que a segunda residência seja usada como arrendamento por temporada e claro, a falta de acessibilidade vai impedir que um certo público chegue. 
Apartamentos à venda para viver os Santos Populares

Apartamentos em Lisboa e Porto para viver os Santos Populares

A vida nos bairros portugueses é desde sempre muito tentadora para quem gosta de viver em comunidade e estabelecer uma estreita relação com os seus vizinhos, podendo bater-lhes à porta para pedir um ramo de salsa, ou um pouco de arroz que acabou inesperadamente. Após o período de pandemia, são
Dados urbanos abertos em Istambul

Istambul cria iniciativa para disponibilizar dados urbanos a todos

Os dados tornaram-se num bem precioso no século XXI, mostrando tendências praticamente em todas as esferas económicas e financeiras, desde o consumo à habitação, passando pela demografia, pelo ambiente ou pelos transportes. Foi tendo em conta o poder dos dados para atender às necessidades da população, que Ekrem İmamoğlu, autarca de Istambul, quis avançar com iniciativas que promovem a recolha de dados urbanos para, depois, disponibilizá-los a todos, promovendo, assim, uma maior transparência na sua liderança.
escritórios europeus

Mercado de escritórios bipolar? Números divergem na Europa

O mercado de escritórios europeu vive, atualmente, num cenário de aparente bipolaridade. De acordo com o mais recente estudo da Savills, os valores de take-up de escritórios no primeiro trimestre de 2023 começaram a divergir “significativamente” na Europa, com Oslo, Praga e Madrid a registarem, respetivamente, aumentos de 50%, 19% e 5% em relação à média dos últimos cinco anos, enquanto Dublin, Budapeste e Lisboa registaram, respetivamente, quedas de 62%, 57% e 55%.
lavar a roupa

Truques de ouro para tirar a roupa passada da máquina de lavar

Lavar, pendurar, apanhar e passar a ferro: tratar da roupa não é exatamente um processo rápido, por isso é sempre bom ter alguns truques para poupar tempo e poder dedicá-lo a outras tarefas. Felizmente, existem várias coisas que podes pôr em prática durante a lavagem da roupa e com as quais poderás saltar o último passo. Eis alguns truques caseiros para tirar roupa passada da máquina de lavar.
Famílias ricas em Portugal

Taxa adicional de IRS: famílias mais ricas em Portugal aumentaram 16%

O número de agregados a pagar a taxa adicional de solidariedade do IRS, que se aplica a quem tem rendimentos superiores a 80.000 euros brutos por ano – consideradas as famílias mais ricas em Portugal –, subiu 16% em 2021 face ao ano anterior. Foram, no total, 21.848 famílias (18.780 em 2020). Comparativamente com 2019 (19.359 famílias), o aumento é ligeiramente inferior (13%).
Testamentos em Portugal

Há mais portugueses a fazer testamentos: já fizeste o teu?

O número de pessoas que opta por fazer testamentos para dar destino aos seus bens tem vindo a aumentar em Portugal. Em 2022, foram feitos 28.336 testamentos públicos na rede de 472 cartórios do país, mais 8,6% que no ano anterior. É, de resto, o número mais elevado da última década, ou seja, desde 2012.  
Férias em países sem euros

Férias em países sem euros? Sabe tudo sobre as taxas de câmbio

As férias estão a chegar para muitos portugueses, que se preparam para fazer as malas e desfrutar de uns merecidos dias de descanso. E serão várias as famílias que vão apanhar o avião rumo a um destino onde a moeda em vigor não é o euro. É o caso, por exemplo, do Reino Unido, que tem como moeda oficial a libra esterlina, que é também uma das mais importantes do mundo, a par do dólar. Importa saber, nesse sentido, o que são e como funcionam as taxas de câmbio. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Toma nota.
Casas Alive do grupo Fortera

Grupo Fortera mantém em curso projetos imobiliários na Grande Lisboa

O Grupo Fortera mantém os planos de apostar em projetos imobiliários fora do Grande Porto, ambicionando expandir o seu conceito de habitação – designado Alive – para a Área Metropolitana de Lisboa, em concreto no Seixal, onde planeia investir 200 milhões de euros. Isso mesmo tinha revelado, três semanas antes de ser detido, no âmbito da Operação Babel, Elad Dror, o até então CEO da promotora imobiliária israelita. O novo CEO da empresa, Pedro Ferreira, confirma agora esta aposta, não se comprometendo, no entanto, com datas.