
Em maio, o valor médio das remunerações declaradas à Segurança Social subiu 6,3% face ao período homólogo. Em causa está um aumento médio anual de 95,59 euros, de 1.262,59 em maio de 2022 para 1.358,18 euros no mesmo mês deste ano, segundo a síntese estatística da Segurança Social (SS) publicada recentemente.
“Em maio de 2023, as remunerações totais declaradas por trabalhador/a dependente apresentaram um valor médio de 1.358,18 euros, tendo na variação mensal ocorrido um aumento de 0,2% e, em termos homólogos, o crescimento foi de 6,3%. Já a variação salarial acumulada nos primeiros cinco meses do ano foi de 7,8%, correspondendo a mais 5,0% de emprego por trabalho dependente no mesmo período”, lê-se no documento.
Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia nos dados da SS, o aumento anual médio de 6,3% das remunerações supera em 2,3 pontos percentuais (p.p.) a variação do índice de preços, de 4%, apurada para aquele mês, o que se traduz num ganho médio real para os trabalhadores.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta