Notícia do dia 13 de setembro de 2023

Novo pavilhão desportivo em Gaia: obra vai arrancar este ano

A construção de um novo pavilhão desportivo em Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, que esteve em risco por falta de interessados no concurso, vai arrancar “até ao final do ano”, disse na semana passada o presidente a Câmara. Em causa está um pavilhão escolar em Gaia para formação desportiv
Condomínio multado em Espanha por divulgar documentos de proprietária

Condomínio multado por divulgar documentos privados de proprietária

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) sancionou um condomínio na sequência da publicação de documentos privados de uma proprietária no quadro de avisos do prédio. O resultado foi uma multa de 1.500 euros, visto que a informação esteve acessível não só a vizinhos, mas também a qualquer pessoa que entrasse no edifício.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal acelera para 3,7% em agosto, confirma INE

As estimativas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam-se: a inflação em Portugal aumentou para 3,7% em agosto, ficando 0,6 pontos percentuais acima da registada em julho. E esta aceleração deveu-se, sobretudo, ao aumento dos preços dos combustíveis no país. Já a inflação dos últimos 12 meses sem habitação, que conta para o cálculo da atualização das rendas, situou-se nos 6,9% em agosto.
Dolce&Gabbana Design Hills

Assim serão as primeiras casas da Dolce & Gabbana em Marbella

Dolce&Gabbana y Sierra Blanca, promotora residencial española de lujo, han presentado los detalles del primer proyecto residencial de la marca italiana en Europa. Se trata de la colección de residencias Design Hills Dolce&Gabbana Marbella, que contará con espacios orientados a la moda, arte, ocio y gastronomía y se situará en la Milla de Oro de Marbella. La promoción contará con 92 apartamentos de entre 280 y 900 m2 sobre una parcela situada en una colina a 40 m sobre el nivel del mar.
Perda de receita fiscal

Queda no IMT e venda de casas traz riscos para contas das autarquias

Em Portugal, continuam-se a vender casas em 2023, mas menos do que no ano passado. E os preços das habitações continuam a subir, mas a um ritmo muito inferior. Um cenário de abrandamento do mercado imobiliário está a traçar-se e, segundo a agência de notação financeira DBRS, traz riscos para as contas das câmaras municipais do país, pois reduz as receitas fiscais com o imobiliário.
Rendas da casa vão aumentar em 2024

Rendas vão mesmo aumentar 6,94% em 2024

A inflação dos últimos 12 meses sem habitação, que conta para o cálculo da atualização das rendas, situou-se em 6,94% em agosto, confirmou esta terça-feira (12 de setembro de 2023) o Instituto Nacional de Estatística (INE). Significa isto que, sem uma intervenção do Governo, os senhorios podem aumentar as rendas 6,94% a partir de janeiro de 2024. O Executivo, que impôs um travão de 2% nas subidas este ano, está a analisar a situação.
Edifícios licenciados e concluídos

Edifícios licenciados e concluídos em queda: caem 10,2% e 2,1%

O número de edifícios licenciados e concluídos em Portugal está em queda, tendo-se verificado, no segundo trimestre, um recuo homólogo nos dois casos: 10,2% e 2,1%, respetivamente. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (13 de setembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Um indicador que não vai ao encontro das exigências do mercado residencial, com vários players a reclamar um aumento de oferta de casas, para dar resposta à crise habitacional existente.