Notícia do dia 12 de setembro de 2023

Rendas das casas a subir

Arrendar casa em Portugal ficou 2,6% mais caro em agosto

Arrendar casa em Portugal continua a ser uma opção para as famílias, sobretudo num momento em que a aquisição de habitação se tornou menos acessível, devido aos altos preços das casas, juros no crédito habitação e ao aumento do custo de vida. Como a procura continua a ser bem superior à oferta existente, os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 2,6% em agosto face ao mês anterior. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo mediano de 15,4 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de agosto deste ano, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 15 euros/m2. Já em relação à variação trimestral, a subida das rendas foi de 9,1% e a anual de 33%.
Onde passam férias os europeus

Os países favoritos dos europeus para passar férias são...

Para muitas pessoas as férias já acabaram. Para outras estarão ainda a começar. Quais serão, afinal, os destinos de férias preferidos dos europeus? No caso de Portugal, o slogan “vá para fora cá dentro” encaixa na perfeição, já que o destino de férias de eleição dos portugueses é precisamente Portugal.  Este é um cenário que não acontece apenas a nível nacional: espanhóis, franceses e italianos, por exemplo, também optam por passar férias nos próprios países. 
Arrendamento de casas a estudantes

Arrendamento de casas a estudantes: como agir e dicas a ter em conta

Adeus férias, olá escola. Para muitos jovens, está prestes a arrancar mais um ano escolar. Quem entrou no Ensino Superior e está deslocado de casa enfrenta desde logo uma preocupação: encontrar um alojamento. Uma tarefa que pode ser complicada, tendo em conta os preços praticados no mercado de arrendamento em Portugal, nomeadamente em Lisboa e Porto. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos como proceder e por onde começar. E damos alguma dicas. 
investimento imobiliário

“Subsidiar” locais para compensar impacto estrangeiro, diz estudo

A chegada de novos residentes estrangeiros ao país – à boleia dos novos modelos de trabalho remoto – traz vantagens (e ganhos), mas também significa perdas económicas para os residentes locais, nomeadamente face aos efeitos do aumento do custo de vida. Um estudo do Banco de Portugal (BdP) indica que esse impacto deveria ser compensado através de uma política de “redistribuição dos ganhos de capital”.
Workshops do idealista

Workshop idealista: transformação digital discutida em Lisboa dia 19

A digitalização e a tecnologia entraram no mundo dos negócios sem pedir licença, nomeadamente nos relacionados com o setor imobiliário. O idealista está muito atento a este tema e vai realizar, nesse sentido, um workshop que estará também orientado para esta nova realidade. O curso presencial sobre transformação digital, como se chama, decorre dia 19 setembro 2023, entre as 9h30 e as 12h30, no hotel Eurostars Universal Lisboa, no Parque das Nações. 
Casas novas em Gaia

Construção nova: Encosta do Infante traz 161 apartamentos a Gaia

O Grupo CVM (Construções Vila Maior) está a apostar forte na região Norte do país, tendo construído na última década 900 frações no Grande Porto. Em curso estão outros empreendimentos residenciais, localizados em Espinho, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Um deles, o Encosta do Infante, é composto por 161 apartamentos e está a sair do papel após um investimento global de 30 milhões de euros.
Preço das casas a cair

Preços das casas na UE vão descer em 2023, antevê Bruxelas

A poucos dias do Banco Central Europeu (BCE) decidir sobre a evolução da sua política monetária, Bruxelas publicou as suas previsões económicas de verão, que apontam para um abrandamento da inflação na Zona Euro, mas também para a perda de rendimentos, apesar de o emprego continuar “robusto”. E revelam ainda que o arrefecimento da procura de crédito habitação terá efeitos nos preços das casas na União Europeia (UE), antevendo uma “ligeira queda”. Apesar do atual contexto incerto, a economia europeia continuará a crescer (embora pouco).
Alojamento Local em Portugal

AL: só 13% dos proprietários pondera pôr casas no mercado tradicional

O incentivo à mudança das casas de Alojamento Local (AL) para arrendamento tradicional é uma das medidas previstas no polémico programa Mais Habitação, que foi vetado pelo Presidente da República e será reapreciado no Parlamento dia 21 de setembro de 2023. A verdade é que apenas 13% dos proprietários de AL o admite fazer, segundo um estudo realizado pela Nova SBE a pedido da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) e divulgado esta terça-feira (12 de setembro de 2023).
Crise na habitação faz com que jovens não confiem nos políticos

ONU: crise na habitação mina confiança dos jovens no sistema político

O alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos advertiu esta segunda-feira (11 de setembro de 2023) que a “aparente indiferença” dos dirigentes políticos relativamente à crise no acesso à habitação, “especialmente evidente em grande parte do mundo industrializado”, mina a confiança dos jovens.