Notícia do dia 17 de outubro de 2023

Cozinha preta e madeira: combinações e dicas práticas

Se estás à procura de um design para a cozinha que seja moderno e aconchegante, a cozinha preta com toques de madeira pode ser a solução para ti. Com a sua mistura de cores escuras e materiais naturais, oferece um visual sofisticado e versátil, indicado para qualquer tipo de casa. O preto, uma cor da moda no design de interiores, dá um toque de elegância e modernidade, enquanto a madeira adiciona um elemento de aconchego e conforto.
Oferta de casas à venda

Oferta de casas à venda em Portugal subiu 11% no último ano

O negócio da compra de casas está a mudar em 2023. Num momento em que está mais difícil e mais caro pagar um crédito habitação e o poder de compra continua pressionado pela inflação, o número de casas vendidas em Portugal está a descer e os preços tendem a estabilizar no nosso país. Com a procura de habitação a arrefecer, em paralelo com a chegada ao mercado de novos projetos imobiliários de construção nova e reabilitação, a oferta de casas à venda em Portugal aumentou 11% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo, tal como mostra um estudo do idealista.

Luxuoso empreendimento com vista sobre o Porto vai nascer na Boavista

Acaba de ser iniciada, ainda em planta, a comercialização de um futuro empreendimento residencial que pretende ser um "ícone" numa das zonas mais nobres da cidade do Porto. O edifício Prisma vai iniciar a sua construção no primeiro trimestre de 2024, em frente ao hotel Crowne Plaza Porto, no cruzamento entre a Avenida da Boavista e a Rua de António Cardoso.
Decorar mesa en otoño

Decoração de outono: como “vestir” a mesa de jantar

O outono chegou, época das castanhas, folhas secas e abóboras. Neste artigo iremos dar-te algumas ideias chave para decorar a casa com as cores e motivos desta nova estação do ano. Estilizar a mesa de jantar, por exemplo, será uma forma de conquistar os convidados apenas através da vista. Eis algumas dicas de decoração de outono fáceis de aplicar.
Apoios do Governo no crédito habitação

Apoio ao crédito habitação: como funciona e quem pode beneficiar?

As constantes subidas das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) fizeram com que as taxas Euribor disparassem, o que tem influência direta nas prestações a pagar pelo crédito habitação em Portugal. O Governo mostra-se atento ao tema e aprovou novas medidas de apoio, que passam pela fixação do valor a pagar ao banco pelo empréstimo da compra de casa durante dois anos. Há, no entanto, regras e critérios a ter em conta. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Onde é que os ultra ricos passam férias

É aqui que os ultra ricos passam férias – Portugal é um dos destinos

Há duas regiões portuguesas entre as preferidas dos ultra ricos para passar férias. Trata-se do chamado Triângulo Dourado, zona do Algarve onde se encontra a maioria das propriedades com os preços mais altos do país (Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura), e Lisboa, que integram num restrito ranking de 17 destinos. Ocupam o 9º e 13º lugares, respetivamente.
Renegociação dos créditos habitação

Renegociação do crédito habitação: banca quer alargar prazos

As renegociações no crédito habitação dispararam em 2023, devido à rápida subida das taxas de juro. E há milhares de empréstimos a serem renegociados segundo as novas regras introduzidas pelo Governo no final do ano passado. Acontece que neste tipo de renegociações aplicam-se as maturidades máximas dos empréstimos consoante das idades, uma recomendação macroprudencial do Banco de Portugal (BdP). E é esta realidade que a Associação Portuguesa de Bancos (APB) propõe mudar, sugerindo alargar os prazos além dos limites impostos para este tipo de renegociações de crédito habitação.
Construção de casas sustentáveis

Construir casas verdes: empresa investe 15 milhões em Idanha-a-Nova

A Biomespace, empresa de construção de habitações sustentáveis, vai investir, nos próximos quatro anos, cerca de 15 milhões de euros em Idanha-a-Nova, valor que inclui a instalação de uma unidade de produção. “A Biomespace é uma solução habitacional que está inserida na estratégia de sustentabilida
Alívio do teste de stress

Alívio de teste de stress facilita acesso a crédito da casa, diz banca

Já está em vigor recomendação do Banco de Portugal (BdP) que vem aliviar o teste de stress, de 3% para 1,5%, que é realizado pelos bancos no momento de conceder um empréstimo para comprar casa. E esta mudança é vista com bons olhos pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), que considera que esta recomendação facilita o acesso ao crédito habitação em Portugal.
Salários baixos

Mais de um terço das famílias ganha 833 euros brutos por mês

Mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas, segundo a Pordata. No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos compila alguns dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fazer um retrato do nível de pobreza da população portuguesa.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação dos juros terá fiscalização mais apertada

O Governo decidiu reforçar a bonificação dos juros de forma a apoiar as famílias face ao aumento das prestações da casa, por via da subida das taxas de juro. Entre as principais alterações está a fórmula de cálculo, que permitirá alargar o apoio a mais famílias, e ainda o reforço da bonificação anual para 800 euros (ao invés de 720 euros). Mas as mudanças não ficam por aqui. Haverá também um maior controlo aos rendimentos das famílias e fiscalização, sobretudo, nos casos em que as taxas de esforço superam os 100%.
Câmara de Lisboa quer comprar casas

Lisboa tem 77 milhões de euros para comprar casas a privados

O mercado residencial da capital portuguesa não tem dado resposta às necessidades da procura. Isto porque faltam casas no mercado a preços compatíveis com os rendimentos das famílias. Para responder a esta dificuldade, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer adquirir edifícios residenciais e habitações a proprietários para, depois, atribuir às famílias mais vulneráveis no âmbito do programa 1º Direito. E para realizar estas compras tem cerca de 77 milhões de euros disponíveis. Os proprietários interessados em vender casas à autarquia de Lisboa podem apresentar propostas até ao próximo dia 10 de janeiro de 2024.
Compra da Estalagem da Cegonha

Histórica Estalagem da Cegonha vai dar lugar a hotel e moradias

Em Vilamoura, no Algarve, há um imóvel que salta à vista pelo seu carácter histórico: a Estalagem da Cegonha. Este edifício do século XVI foi visitado por reis e poetas, como Dom Sebastião e Luís de Camões. E, agora, vai-se escrever um novo capítulo da sua história: o antigo edifício foi adquirido pelos fundos geridos pela Arrow ao fundo Discovery, por 90 milhões de euros, um valor que inclui a sua requalificação. Aqui vão nascer residências turísticas, uma nova boutique hotel de luxo e ainda 21 moradias.