Notícia do dia 10 de novembro de 2023

Impacto da crise política na habitação

De forma inesperada, e devido a uma investigação judicial que levou a buscas na Residência Oficial e em vários ministérios, António Costa pediu a demissão como primeiro-ministro. O Presidente da República aceitou, mas só vai formalizar a dissolução do Parlamento depois de aprovado o OE2024. Com eleições antecipadas à vista, marcadas para 10 de março, o idealista/news preparou um especial em que explica tudo o que está em causa, bem como qual é o estado da habitação no país, após os 8 anos da governação socialista de Costa.
Quantos dias é preciso trabalhar para comprar o último iPhone

Quantos dias é preciso trabalhar para comprar o novo iPhone?

Em Portugal, a versão básica do novo topo de gama da Apple, o iPhone 15 Pro (128 GB), custa 1.249 euros (menos 100 euros que no ano passado). E os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o salário médio em Portugal é de 1.044 euros líquidos. Significa isto que uma pessoa precisa de 25,1 dias para comprar o iPhone 15 Pro, desde que todo o dinheiro ganho seja poupado para este fim.
Casas mais caras em Tóquio

Preços das casas em Tóquio disparam para níveis da bolha de 1980

Os preços das casas em Tóquio estão a atingir níveis nunca antes vistos desde a bolha imobiliária de 1980. Segundo dados da consultora Tokyo Kantei, o preço por m2 atingiu 1,62 milhões de ienes (10.247 euros) no terceiro trimestre de 2023, um valor acima do máximo de 1,4 milhões de ienes (8.861 euros) registado em 1990. E o preço médio dos novos apartamentos atingiu um recorde, chegando aos 88,7 milhões de ienes (560 mil euros) no primeiro semestre. A UBS alerta que a habitação tornou-se inacessível para a maioria da população da cidade.
casa de Norman Foster

À descoberta da Essential Homes: a casa pré-fabricada de Norman Foster

Da colaboração entre a Fundação Norman Foster e a Holcim, nasceu a Essential Homes, um protótipo de uma casa pré-fabricada criada para responder à emergência climática e migratória. Um protótipo que só pode ser visto de fora ou nos jardins da Marinaressa, em Veneza, no âmbito da exposição Time Space Existence, mas que o idealista/news pôde visitar no interior.
Aldo Gucci

Villa Gucci em Roma ainda à venda por 15 milhões

A casa construída por Aldo Gucci, filho de Guccio Gucci, que fundou a famosa marca italiana em 1921, está à venda em Roma, na Via della Camilluccia, por 15 milhões de euros. O imóvel, comercializado pela Forbes, está à venda no idealista.
António Costa

Raio-x à crise da habitação em Portugal no fim da era de António Costa

Ao fim de quase oito anos em funções como primeiro-ministro e, precisamente, um mês depois de o polémico pacote Mais Habitação entrar em vigor, António Costa apresentou, de forma inesperada e devido a uma investigação judicial, a sua demissão ao Presidente da República, que a aceitou de imediato, mas só a vai formalizar depois da aprovação do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). A decisão foi comunicada ao país por Marcelo Rebelo de Sousa esta quinta-feira, quando também anunciou que vai, depois disso, dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas para o dia 10 de março. Isto significa que a proposta do OE2024 do Governo ainda em funções, com votação final agendada para 29 de novembro, tem aprovação garantida pela maioria socialista e vai viabilizar, nomeadamente, algumas das medidas de apoio do Mais Habitação - o polémico programa que o Executivo de Costa desenhou para dar resposta à crise na habitação, mas que foi contestado tanto pela opinião pública, partidos da oposição e pelo setor imobiliário, e cujos resultados estão ainda por ver.
Setor imobiliário e da habitação em crise em Portugal

Herança de Costa na habitação: mais instabilidade num setor em crise

António Costa tomou posse como primeiro-ministro dia 26 de novembro de 2015 e demitiu-se do cargo quase oito anos depois, no dia 7 de novembro de 2023, após ter sabido do seu alegado envolvimento num processo que investiga negócios relacionados com lítio e hidrogénio. Uma governação que deixou marcas nas áreas do imobiliário e habitação. Foi criado, por exemplo, o Ministério da Habitação, no início do ano, e apresentado e aprovado – já entrou em vigor – o polémico programa Mais Habitação. Mas será que o legado de Costa deixa saudades no setor, agora que Portugal está mergulhado numa crise habitacional e também política? Contactados pelo idealista/news, alguns players falam em incerteza, instabilidade e perda de confiança. 
Fixar a prestação da casa

Quem fixar a prestação pode amortizar e transferir o crédito habitação

A fixação da prestação da casa já está disponível às famílias que estão com dificuldades em pagar as despesas com o crédito habitação. E a boa notícia é que quem aderir a esta medida de apoio do Estado pode avançar com outras estratégias na tentativa de aliviar a pressão da prestação da casa no orçamento familiar, podendo, por exemplo, amortizar o crédito habitação ou transferi-lo para outro banco.
Reações à decisão de Marcelo

OE2024 e eleições antecipadas avançam: as principais reações

O Presidente da República já decidiu qual vai ser o rumo político do país. Depois de ouvir os oito partidos com assento parlamentar e estar reunido com o Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu esta quinta-feira dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas para 10 de março de 2024. Mas só vai publicar o decreto que confirma esta decisão depois de dia 29 de novembro, para garantir que o Orçamento de Estado para 2024 (OE2024) é aprovado pela maioria absoluta do PS. A decisão do Chefe de Estado não foi aplaudida por todos e gerou uma onda de reações, sobretudo no que diz respeito à data das eleições que garante aprovação do OE2024.
Construir casas em Portugal

Construir casas novas em Portugal ficou 2,1% mais caro em setembro

Quem decidir avançar para a construção de uma casa nova vai pagar mais que há um ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta sexta-feira, dia 10 de novembro, que os custos de construção de habitação nova subiram 2,1% em setembro face ao período homólogo, sobretudo pelo aumento dos preços da mão de obra, que é escassa em Portugal. Já os preços dos materiais de construção desceram 1,7% neste período, muito embora haja uma instabilidade quanto à sua evolução futura gerada pela guerra na Ucrânia e pelo conflito no Médio Oriente.
OE2024 em risco

OE2024: riscos de execução do orçamento sobem com crise política

O atual contexto político aumenta os riscos de execução do Orçamento, apesar da aprovação garantida do documento devido à dissolução da Assembleia da República prevista para depois da votação final global da proposta, consideram os economistas consultados pela Lusa. “No caso das metas orçamentais a
IHRU está a reabilitar casas em Portugal

IHRU está a reabilitar 4.000 fogos e quer "renovar" mais 4.000 em 2024

A secretária de Estado da Habitação afirmou esta quinta-feira (9 de novembro de 2023) que o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) está a reabilitar cerca de 4.000 fogos e espera reabilitar outros 4.000 no próximo ano. Durante uma audição na Assembleia da República no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), Maria Fernanda Rodrigues destacou que o instituto público tem 14.165 fogos espalhados por todo o país em diferentes graus de estado de conservação, alguns dos quais em “situação muito grave”.