Notícia do dia 14 de maio de 2024

Santa Villa: o lar perfeito para quem valoriza a união com a natureza

A zona Oeste, mais concretamente a localidade de Santa Cruz, está a assistir ao nascimento de um novo empreendimento residencial que vai oferecer novas oportunidades de habitação e de investimento. Criado com o objetivo de desenvolver esta zona do país, o Santa Villa é uma resposta às crescentes necessidades do mercado imobiliário. Trata-se de um conjunto de 11 moradias em banda de tipologia V4, com áreas brutas privativas entre 213 e 239 metros quadrados (m2), e devem estar concluídas no terceiro trimestre de 2025.
Esforço em comprar ou arrendar casa

Comprar ou arrendar casa em Portugal: taxa de esforço dispara em 2024

A crise da habitação em Portugal parece não ter fim à vista. O preço das casas para comprar e arrendar voltou a subir em 2024, embora de forma mais lenta, continuando a ser bem superior aos salários das famílias. Em resultado, a percentagem do rendimento familiar necessária para comprar ou arrendar casa aumentou no último ano em praticamente todas as capitais de distrito portuguesas, de acordo com a análise de dados realizada pelo idealista, editor desta newsletter. Ao analisar as taxas de esforço, conclui-se que o esforço exigido para arrendar casa aumentou dez pontos percentuais (p.p.), passando de 71% no primeiro trimestre de 2023 para 81% no primeiro trimestre de 2024. Já na compra de casa, a taxa de esforço nacional aumentou 8 p.p., passando de 60% em março de 2023 para 68% em março deste ano.
Ter cães e gatos em casa

Animais de estimação em casa: quantos se pode ter e quais são as regras?

Ter um gato ou um cão é imprescindível para muitas pessoas. Mas será que há regras a ter em conta, por exemplo, na hora de viver com um animal de estimação num apartamento, por exemplo? Segundo a Deco, é permitida a coabitação, em casa, de até três cães ou quatro gatos, não podendo, no total, contar-se mais de quatro animais de estimação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Casas partilhadas no Porto

Porto quer construir casas partilhadas na escola Ramalho Ortigão

A Câmara Municipal do Porto está a estudar a possibilidade de avançar com um projeto de habitação partilhada na escola EB 2,3 Ramalho Ortigão, na freguesia de Campanhã, avançou na segunda-feira (dia 13 de maio) o vice-presidente. "Estamos a estudar todas as alternativas, mas o nosso desejo era cons
Arrendamento de casas em Portugal

Habitação com novas medidas? "Selvajaria" do mercado vai manter-se

A Associação de Inquilinos Lisbonense (AIL) considera que a Nova Estratégia para a Habitação, apresentada pelo Governo, vai "piorar" o mercado e manter a "selvajaria" e receia que nos contratos antigos o objetivo seja transformá-los em "precários". Reagindo às medidas contempladas na Nova Estratégi
Mercado imobiliário

Italiana Dils entra no imobiliário português com compra da Castelhana

Depois de ter chegado aos Países Baixos há um ano, a italiana Dils entra agora no mercado imobiliário português com a aquisição da Castelhana, que geriu na última década mais de 600 projetos de reabilitação e nova construção no nosso país com um valor superior a 2,3 mil milhões de euros. Já há novos investimentos “significativos” pensados pela Dils para o mercado português, de forma a impulsionar o crescimento do segmento residencial e dos serviços imobiliários comerciais.