Notícia do dia 13 de dezembro de 2024

Produção na construção acelera em Portugal

Produção na construção em Portugal acelera para 3,9%

Depois de ter aumentado 2,1% e 2,3% em agosto e setembro, respetivamente, em outubro, o Índice de Produção na Construção acelerou ainda mais, tendo crescido 3,9% em termos homólogos, segundo dados divulgados esta quinta-feira (12 de dezembro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se, desta forma, de uma variação superior em 1,6 pontos percentuais (p.p.) face à observada no mês anterior.
Natal

Mercados de Natal em Coimbra: tradição, artesanato e diversão

Os Mercados de Natal em Coimbra são uma atração imperdível que encanta residentes e visitantes durante a época festiva. Esta cidade histórica, conhecida pela herança cultural e pela prestigiada universidade, transforma-se num cenário mágico que combina tradição e modernidade.
Supermercados

Savills IM compra quatro supermercados em Portugal

A Savills Investment Management acaba de reforçar a sua aposta no mercado alimentar português com a aquisição de uma carteira de quatro supermercados localizados em Lourel, Leça do Balio, Loulé e Mafra. A operação, gerida no âmbito da Estratégia European Food Retail, eleva o volume da carteira para 470 milhões de euros, consolidando Portugal como um mercado-chave graças aos seus sólidos fundamentos e ao forte posicionamento do operador Continente.
Preço das casas em Portugal

Portugal tem das maiores subidas do custo da habitação na OCDE

Entre as várias economias avançadas do mundo, Portugal registou um dos piores agravamentos do custo da habitação no último ano. Por detrás deste aumento, está a falta de oferta de habitação que não acompanhou o crescimento populacional do país muito motivado pela imigração, conclui a OCDE. Se a construção de casas não ganhar gás no país, tudo indica que os preços das casas vão continuar a subir, até porque agora há um fator extra que estimula a procura: a descida dos juros nos créditos habitação.
Juros no crédito habitação

Crédito da casa: banca portuguesa tem dos juros mais baixos da Europa

Os bancos dos países da área euro absorvem de forma diferente as recentes descidas das taxas de juro diretoras decididas pelo Banco Central Europeu (BCE). Aqui, Portugal destaca-se como sendo um dos países europeus que mais tem espelhado os recentes alívios da política monetária nos juros do crédito habitação, tornando-se num dos mais competitivos da zona euro.
Construção e imobiliário

Imobiliário e construção com mais empresas e trabalhadores

A fileira da construção e imobiliário tem ganho um novo dinamismo ao longo dos últimos anos, recuperando da crise financeira que muito abalou o setor entre 2008 e 2013. Prova disso é que houve um aumento anual de 5,3% no número de empresas, tanto na construção como no imobiliário, que acabaram por empregar mais trabalhadores e por oferecer melhores salários. Só num ano, a construção ganhou 31 mil trabalhadores, mas não chega para responder às atuais necessidades de construção de casas e executar as obras do PRR.
Obras no Museu do Faro

Museu do Fado vai ter obras de ampliação (e parte poderá fechar)

O Museu do Fado, em Lisboa, vai ter obras de ampliação no próximo ano, e poderá vir a encerrar parcialmente, disse na terça-feira (dia 10 de dezembro) o presidente da empresa municipal de Gestão e Animação Cultural (EGEAC/Lisboa Cultura).Em declarações à agência Lusa, Pedro Moreira não quis adiantar
Renovar a casa

Renovação de edifícios em Portugal está longe da meta de 49% até 2030

Hoje, Portugal enfrenta o grande desafio do combate à pobreza energética, tendo metas de renovação de casas e de outros imóveis bem ambiciosas. Mas, até agora, pouco foi feito no nosso país. Portugal apenas renovou 3,9% dos edifícios residenciais e não residenciais, desde 2018, estando longe da meta para 2030 de 49%. É por isso que é preciso acelerar a taxa de renovação dos edifícios, especialmente no setor residencial.