Maioria das casas de renda acessível do novo concurso situam-se em Entrecampos. E têm tipologias do T0 ao T4.
Comentários: 0
Casas de renda acessível em Lisboa
Rua Sanches Coelho, em Entrecampos Google Maps

A Câmara Municipal de Lisboa continua empenhada a dar uma resposta habitacional às famílias. E, neste sentido, abriu mais um concurso do Programa Renda Acessível, através do qual vão ser atribuídas 173 habitações. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 14 de janeiro.

Do total de habitações agora a concurso, 152 casas de renda acessível localizam-se na Rua Sanches Coelho, em Entrecampos, na freguesia das Avenidas Novas. Estas casas do chamado lote 7 estão distribuídas por 10 blocos e 10 pisos, tendo diferentes tipologias: 40 de T0, 32 de T1, 56 de T2, oito de T3 e 16 de T4, explicam em comunicado enviado às redações.

Este lote 7 em Entrecampos conta ainda com área de estacionamento para bicicletas, lavandaria, sala multiusos, áreas técnicas e uma zona de apoio à família destinada a creche com capacidade para 42 crianças. A primeira pedra da construção deste lote de habitação foi lançada em 2023 pelo autarca Carlos Moedas, tratando-se de obra candidatada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As restantes casas que vão a concurso do Programa Renda Acessível também tem tipologias diversas (do T0 ao T4) e estão distribuídas pelas freguesias de Santa Maria Maior (10) Alvalade (1), Estrela (4), Lumiar (2), Marvila (1), Misericórdia (2) e Penha de França (1).

"Com o concurso que agora abrimos, vamos garantir a 173 famílias a oportunidade de residir em Lisboa, em habitações dignas e com rendas acessíveis",  diz o autarca Carlos Moedas

As candidaturas a este novo programa de arrendamento acessível podem ser apresentadas até às 17 horas do dia 14 de janeiro de 2025, através da Plataforma Habitar Lisboa. Aqui também podem ser consultadas as características, plantas, localizações e fotografias, bem como as indicações das habitações sem barreiras arquitetónicas. A atribuição das habitações às famílias é realizada através de concurso por sorteio.

Este é mais um passo que a autarquia de Lisboa dá para combater a falta de habitação acessível na capital. “Desde o início do mandato já entregámos 2.221 habitações, das quais 913 em renda acessível. Com o concurso que agora abrimos, vamos atribuir mais 173, garantindo a 173 famílias a oportunidade de residir em Lisboa, em habitações dignas e com rendas acessíveis, com valores mensais a partir dos 150 euros”, sublinha Carlos Moedas citado em comunicado.

Para o presidente da Câmara de Lisboa, “a Habitação é uma área absolutamente prioritária para este Executivo. Estamos a realizar um esforço inédito para dar respostas aos graves problemas com que os lisboetas se debatem nesta área, com medidas concretas e diversificadas. Temos trabalhado em todas as frentes para agilizar as respostas à população, com a construção de novas casas, a reabilitação e a disponibilização de habitações municipais – incluindo muitas que estavam fechadas quando iniciámos o mandato – e o programa de apoio à renda”, acrescenta.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta