Notícia do dia 6 de janeiro de 2025

Preço das casas em Portugal

Habitação e imobiliário em 2025: como ficam os preços e as tendências?

Está traçado um cenário otimista para o mercado imobiliário em Portugal e na Europa em 2025, tendo em conta as perspetivas de crescimento económico, recuperação de poder de compra e de queda dos juros. Todos estes fatores vão continuar a dar ânimo à compra de casas e ao investimento em escritórios, logística e retalho, que iniciaram a rota de recuperação no ano passado. E também deverão incentivar a construção de casas e de outros projetos imobiliários. Mas será na medida certa? Não há dúvidas entre especialistas de que a oferta de casas a preços acessíveis vai continuar a ficar aquém das necessidades da procura, antecipando-se um agravamento da crise na habitação em 2025 no país.
Alojamento local e negócios turísticos

AL em Lisboa e no Porto atrai criação de negócios para turistas

É em Lisboa e no Porto, onde há maior concentração de estabelecimentos de Alojamento Local (AL), somando um total de 29 mil registos. Um novo estudo mostra agora que a maior densidade de AL tende a atrair novos negócios orientados para turistas, como restaurantes e bares. E ajuda os pequenos retalhistas na área da alimentação a manter a sua atividade.
turistas

TC rejeita referendo sobre Alojamento Local em Lisboa

O Tribunal Constitucional rejeitou a proposta para um referendo local sobre o alojamento local em Lisboa por “não dar por verificada a legalidade” desta iniciativa popular devido à ausência de “um controlo efetivo das assinaturas” necessárias neste âmbito.
Taxa de desemprego em Portugal

Taxa de desemprego sobe em novembro para 6,7%

Depois de ter estabilizado em 6,6% em setembro e outubro, em novembro, a taxa de desemprego subiu 0,1 pontos percentuais (p.p.) para 6,7%, segundo estimativas divulgadas esta segunda-feira (6 de janeiro de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Pedro Sánchez

Fim dos vistos gold em Espanha entra em vigor em abril

O Boletim Oficial do Estado (BOE) espanhol publicou a lei que põe fim aos chamados vistos gold a partir de abril, que foram aprovados sob a administração de Mariano Rajoy para não residentes na União Europeia que investissem mais de 500.000 euros numa casa.
Projeto imobiliário em Oeiras

Megaprojeto imobiliário Porto Cruz comprado por dono dos hotéis Sana

O megaprojeto imobiliário Porto Cruz, localizado na Cruz Quebrada, na fronteira entre os concelhos de Lisboa e Oeiras, mudou de mãos, tendo sido comprado pelo grupo Azinor – detém os hotéis Sana – ao grupo SIL. Trata-se de um empreendimento que contempla a construção, por exemplo, de três edifícios de habitação, de um hotel e de uma marina.
Data centers em Portugal

Data centers: primeiro edifício do projeto Sines DC está concluído

O SIN01, o primeiro edifício do projeto Sines DC, desenvolvido pela Start Campus, está concluído, revela em comunicado a Engexpor, que lidera a gestão de construção do SIN01. “Localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o edifício é um marco que inaugura um dos maiores data centers da Europa, destacando-se pela integração de tecnologia de ponta e soluções sustentáveis”, lê-se na nota.