
O SIN01, o primeiro edifício do projeto Sines DC, desenvolvido pela Start Campus, está concluído, revela em comunicado a Engexpor, que lidera a gestão de construção do SIN01. “Localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o edifício é um marco que inaugura um dos maiores data centers da Europa, destacando-se pela integração de tecnologia de ponta e soluções sustentáveis”, lê-se na nota.
Segundo a Engexpor, o SIN01 tem uma área de 21.600 metros quadrados (m2), distribuída num único piso, e uma capacidade instalada de 14 MW. “Oferece diversas zonas funcionais, incluindo áreas informáticas, elétricas, mecânicas e de apoio. Este edifício piloto é o menor de um total de seis edifícios planeados para o campus, que no seu estágio final contará com 1,2 GW de capacidade instalada e um investimento superior a oito mil milhões de euros”, adianta a empresa.

Citado no documento, Tiago Barros, Managing Director da Engexpor em Portugal, enaltece a complexidade técnica e o impacto global do projeto, que considera ser “diferenciador”, colocando “Portugal na vanguarda da transformação digital e da sustentabilidade”.
Já Rob Dunn, Chief Executive da Start Campus, afirma que “a conclusão do SIN01 é um marco que posiciona Portugal como líder em inovação e sustentabilidade nos data centers”.
O Sines DC, que está a ser desenvolvido pela Start Campus, é o maior campus de data centers da Europa. “Este projeto será o mais extenso e ambientalmente sustentável ecossistema de dados na Europa, com conectividade global líder de mercado. (…) Adaptado para atender à crescente procura no setor, as ofertas de última geração da empresa estão preparadas para a Inteligência Artificial (IA) e incorporam as mais avançadas tecnologias de refrigeração líquida num modelo versátil e evolutivo. Com um investimento total de 8,5 mil milhões de euros, o projeto compromete-se a utilizar fontes de energia 100% renováveis e visa um PUE (Eficiência no Uso de Energia) de 1.1, aproveitando o arrefecimento natural do oceano”, lê-se na nota.
De acordo com a Engexpor, “com a conclusão do SIN01, o Sines DC dá um passo crucial para transformar Portugal num hub estratégico de IA, tecnologia e conectividade”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta