Notícia do dia 20 de outubro de 2025

Armazém logístico

Stock logístico em Portugal aumentou 30% nos últimos seis anos

O stock logístico em Portugal aumentou mais de 30% entre 2019 e 2025, tendo passado de cerca de quatro milhões de metros quadrados (m2) para 5,5 milhões m2. No entanto, apesar deste aumento, as taxas de disponibilidade estão historicamente baixas, estando a menos de 1% no Porto e a 4% em Lisboa, valor este que é fortemente influenciado pela região de Palmela que apresenta uma taxa de disponibilidade superior a 10%.
Loja do Cidadão de Alverca

Nhood comercializa a primeira Loja do Cidadão de Alverca

A Nhood anunciou recentemente a conclusão e comercialização da primeira Loja do Cidadão do concelho de Vila Franca de Xira, localizada na Galeria de Alverca, no piso 1. Esta Loja do Cidadão, com 1.095 metros quadrados (m2), reúne vários serviços essenciais num único espaço.
Taxa de poupança das famílias na zona euro

Taxa de poupança familiares na zona euro estabilizam no 2.º trimestre

A taxa de poupança das famílias na zona euro manteve-se, no segundo trimestre, nos 15,4% e a de investimento estável nos 9,0%, segundo dados divulgados pelo Eurostat. No que respeita à poupança, apesar de se ter mantido na variação homóloga, subiu, no segundo trimestre, face ao período anterior (15,2%), uma vez que o consumo cresceu a uma taxa percentual inferior à do rendimento disponível bruto (0,7% e 1,0%, respetivamente).

Descarbonização do imobiliário? “Há ainda um longo caminho a percorrer”

Descarbonização. Eficiência energética. Sustentabilidade. Tecnologia. Inteligência Artificial (IA). Tudo termos que passaram a fazer parte do léxico relacionado com o setor imobiliário e da construção. Em entrevista ao idealista/news, Rui Ferreira, líder da área de negócio Electrification da ABB (multinacional com sede na Suíça) em Portugal, diz não ter dúvidas de que “há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à descarbonização do setor imobiliário”, sendo o setor da construção e a utilização de edifícios responsáveis por uma parte significativa das emissões de CO2.
Fraudes no setor imobiliário

A nova fraude em casas anunciadas para arrendar: uso de imagens com IA

O mercado de arrendamento enfrenta uma procura tão elevada que está a originar uma onda de fraudes sofisticadas, provocadas pela necessidade de encontrar uma habitação. Este último caso vai além do simples engano, uma vez que o uso de certas ferramentas digitais, como a atual Inteligência Artificial (IA), permite gerar imagens falsas de imóveis inexistente. Explicamos como te podes proteger.
Keir Starmer

Londres estuda reduzir habitação a custos controlados para acelerar oferta de casas

A Autoridade da Grande Londres (GLA) está a considerar reduzir a percentagem de habitação acessível exigida nos novos empreendimentos – atualmente fixada em 35% – com o objetivo de reativar a construção de habitação na capital. Esta medida surge em resposta às queixas do setor da promoção e do imobiliário, que considera que o atual limite dificulta a viabilidade dos projetos. O setor propôs reduzir o objetivo para um valor entre 10% e 15%.

Hospitalidade: grupo espanhol Aspasios lança dois projetos no Porto

“Criamos alojamentos turísticos nos quais vai querer ficar, mas sobretudo aos quais vai querer voltar”, lê-se no site do Grupo Aspasios. O grupo espanhol, com presença em Barcelona, Madrid, Lisboa e Porto, está a apostar forte no segmento da hospitalidade em Portugal, tendo anunciado a expansão da sua operação a nível nacional com o lançamento de dois novos empreendimentos na cidade Invicta: o Casa Falcão Boutique Hotel e os Aspasios Formosa Apartments.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo promulga diploma sobre programa 1º Direito

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou um diploma do Governo relativo ao programa 1º Direito, de forma a dar resposta “a alguns dos constrangimentos identificados na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”. O 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, recorde-se, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e com pouca capacidade financeira.
Anna Westerlund

Anna Westerlund vende moradia em Cascais que idealizou com Pedro Lima

A ceramista e empresária Anna Westerlund é conhecida pelo seu trabalho artístico, pela relação que manteve com o ator Pedro Lima – com quem teve quatro filhos – e pelo legado emocional que a tragédia deixou. Depois da morte do ator, em junho de 2020, Anna assumiu o compromisso de concretizar o sonho que ambos partilharam: uma moradia em Cascais, que estava em construção e que simbolizava “o nosso” lar, escreveu na sua página de Instagram. Agora, cerca de cinco anos após o drama, Anna Westerlund vende o imóvel de luxo na zona de Cascais.

Edifício da Cooperativa Agrícola da Vidigueira à venda em leilão

Está a decorrer até dia 31 de outubro de 2025 o leilão eletrónico da insolvente Cooperativa Agrícola da Vidigueira CRL, organizado pela LEILOSOC Worldwide. O edifício que se encontra em leilão tem uma área total de 1.005,90 metros quadrados (m2), uma área bruta privativa de 941,17 m2 e uma área de implantação de 658,2 m2 e pode ser adquirido por um valor mínimo de 240.000 euros, tendo um valor base de 282.400 euros. O seu principal propósito são serviços, existindo 30 compartimentos para esse fim.
Aumento dos preços das casas

Pinto Luz vai a 35 municípios da EN2 – onde preço das casas subiu 45%

O ministro das Infraestruturas e Habitação vai percorrer a EN2 durante quatro dias, entre terça e sexta-feira (21 e 24 de outubro de 2025), a fim de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro. Uma iniciativa que visa obter a “radiografia das infraestruturas das regiões” atravessadas pela estrada turística, ao longo de 738 quilómetros, informou o Ministério das Infraestruturas e Habitação. Os municípios no roteiro de Miguel Pinto Luz tiveram um aumento de 45% dos preços das casas em cinco anos.
Preços da habitação

Preços das casas: há “um natural risco de correção”, alerta Montepio

Um dos capítulos que os bancos têm de inscrever nos relatórios e contas que apresentam está relacionado com os “riscos e incertezas”, que abrangem, por exemplo, geopolítica, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Inteligência Artificial (IA), mercado de trabalho e… preços da habitação. Sobre este tema, o banco Montepio deixa um alerta: “A situação do mercado imobiliário continua a constituir um risco para a atividade económica e o sistema financeiro, persistindo indícios de sobrevalorização do imobiliário residencial em Portugal desde 2019 e o natural risco de correção”.