Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. E quem disse que isso tem de significar sempre opulência ou grandes dimensões? Hoje vamos mostrar um projeto rural que conquistou um galardão da arquitetura internacional, pelas suas características únicas, materiais e design. Localizada no coração do vale do rio Douro, em Pala, concelho de Baião, no norte de Portugal, a Douro Wood House nasce como um refúgio que parece emergir da paisagem. Com cerca de 60 metros quadrados (m2), a casa representa o esforço de criar uma habitação pequena, leve e integrada na entorno, sem sacrificar conforto, qualidade ou sustentabilidade.
Desde o início que o projeto Douro Wood House - assinado pelo estúdio MJARC Arquitectos, dos arquitetos Maria João Andrade e Ricardo Cordeiro, tinha um compromisso claro: a construção deveria causar o menor impacto possível no terreno. A estrutura foi projetada para estar suspensa, o que evitou escavações e manteve intacta a topografia natural do terreno. Essa solução permite também que a água e a fauna circulem livremente por baixo da casa, uma decisão que revela respeito pelo ecossistema local.
A escolha da madeira certificada como material principal da Douro Wood House, tanto para a estrutura como para o revestimento exterior, reforça a lógica de sustentabilidade, ao mesmo tempo que permite uma integração cromática e material com o ambiente envolvente, dominado por florestas e pinhais. Por outro lado, o projeto contemplou uma cobertura ajardinada com espécies autóctones, contribuindo para a eficiência térmica, a biodiversidade e diluindo visualmente a presença da construção na paisagem.
Uma casa que emerge da paisagem
Ao entrar na Douro Wood House, a sensação que se tem não é a de entrar numa casa, é a de entrar num refúgio cuidadosamente construído para acolher a natureza e os sentidos. A madeira domina o interior, conferindo calor, conforto e coerência visual. As janelas amplas enquadram a paisagem do vale, transformando-a num quadro vivo que muda com a luz do dia.
A planta, desenhada em função da topografia e da vegetação existentes, permite que a casa se eleve ligeiramente do solo, sem barrar o terreno, e preserve o traçado natural das árvores e do relevo.
Este conjunto de escolhas representa o equilíbrio entre a sustentabilidade e elegância. Para a equipa da MJARC, o respeito pela paisagem e pelos materiais não é uma concessão, mas um compromisso ético com a arquitetura do futuro.
Reconhecimento internacional
O prémio House of the Year (Rural) – Small atribuído pela Archello Awards 2025 coloca a Douro Wood House no topo dos projetos rurais de pequena dimensão a nível global. O júri valorizou a capacidade de criar uma casa absolutamente integrada no contexto, com soluções arquitetónicas e ambientais de grande sensibilidade.
Esta é a terceira edição anual deste prémio internacional, que celebra a excelência na arquitetura, no design e nos produtos de construção. Em concreto, distingue projetos de referência, ateliers de arquitetura e soluções inovadoras numa vasta gama de categorias, com os vencedores a serem escolhidos por um júri internacional e pelo público.
O galardão agora atribuído à MJARC Arquitectos, junta-se a outros já conquistados pelo projeto, como o LOOP Design Award 2025 e o prémio na categoria Sustentabilidade dos Prémios CONSTRUIR 2025. Maria João Andrade, sócia fundadora da MJARC Arquitectos, com arquiteto Ricardo Cordeiro, também já foi distinguida com o prestigiado prémio europeu 40 under 40.
Para o atelier, este tipo de reconhecimento internacional implica uma responsabilidade acrescida: continuar a defender uma arquitetura que respeite o território, reutilize recursos e promova conforto sem excessos. O objetivo máximo? Criar mais habitação em Portugal e pelo mundo, com casas de sonho que respeitem os lugares onde se inserem.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta