Comentários: 1
A importância de um arquiteto na construção e decoração da casa
GTRES

Um bom arquiteto irá projetar uma casa que “encaixe” hoje na perfeição, mas também no futuro. Já paraste para pensar um pouco nisto? No artigo desta semana da rubrica semanal do idealista/news, dedicada à arquitetura e decoração, e assegurada pela Architect Your Home, explicamos-te que uma casa bem projetada pode durar anos.

Este artigo é baseado num texto de Christine Murray, onde a partir de uma metáfora, ela consegue mostrar/transmitir como é simples compreender a importância e complexidade que os arquitetos contêm num projeto e na vida das pessoas.

Imagina uma criança impaciente numa cadeira enquanto a avó está a medir o seu corpo, desde o comprimento dos braços, das pernas, extensão dos ombros até à perna interior. Conforme vai tirando medidas, vai apontando as mesmas numa folha com um corpo desenhado. O importante passa por dominar o padrão, o corte do tecido e o ajuste. Nesse sentido, a avó escolhe o tecido mais resistente e ao melhor preço e a criança escolhe a cor e o padrão. Costurada e experimentada, a roupa é ajustada e ajustada novamente.

Quando termina, a criança foge para brincar e a peça move-se com ela. Se a avó perceber o sentido e a finalidade, o pano vai-se ajustar perfeitamente ao corpo. Mais importante, os anos vão passando e a criança cresce, fica vários palmos maior e passa a roupa a outra criança que a ajusta novamente, mas o padrão, por ser simples, não sai de moda.

A importância de um arquiteto na construção e decoração da casa

Isto é exatamente o que os arquitetos fazem, eles ouvem o cliente e tomam as melhores soluções à medida das suas expetativas. Eles fazem um padrão da cozinha ou casa de banho e fazem com que este fique a condizer na perfeição com a sua forma de vida. Desenham um plano do seu projeto e ajustam-no vezes sem conta, se necessário. Ajudam-no a falar com partes envolvidas e mesmo vizinhos de modo a evitar disputas e ainda negoceiam com as autoridades de planeamento de forma a conseguirem a permissão para construir.

Eles desenham como o edifício deve ser montado, o material que deve ser utilizado, e ainda decidem quem vai construi-lo: desde o pedreiro ao eletricista, passando pelo canalizador. Explicam ao construtor como deve ser feito, certificam-se que é feito dessa forma e ainda se tem certificado para fogos, saúde e segurança e se cumpre os regulamentos de construção. Eles escolhem os melhores azulejos, portas e janelas dentro do seu budget e estão sempre atentos ao orçamento.

A importância de um arquiteto na construção e decoração da casa

Estamos acostumados a descartar as coisas quando se estragam ou deixam de “ser boas”, mas podemos imaginar o quanto seria bom comprar um par de sapatos que realmente se encaixam sem ter de escolher se é demasiado pequeno ou muito grande. O que acontece é que eles se estragam e nós mandamos fora. O importante aqui passa por perceber que os arquitetos são os tais sapatos que encaixam na perfeição, considerando-se um luxo! Uma casa bem projetada, como a roupa de uma criança, pode ser real e durar anos.

Um bom arquiteto irá projetar uma casa que não só vai “encaixar” hoje na perfeição, mas também no futuro, quando te casares, tiveres um filho, ou dois, ou envelheceres. Eles vão enriquecer a casa de forma a, no caso de ser vendida, valorizar, resultado de uma visão a longo prazo.

A importância de um arquiteto na construção e decoração da casa

Mais importante: ao contrário dos construtores ou outros comerciantes, o arquiteto deve ser vinculado ao Código de Conduta da ARB (agir com honestidade, integridade, credibilidade e cuidar do dinheiro dos clientes).

Por fim, um construtor vai construir uma casa, um arquiteto vai fazer-lhe um lar. Isto é o que os arquitetos fazem.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Fábio Sebold Scherer
19 Junho 2017, 6:55

A casa de alvenaria onde moro não foi projetada por arquiteto, nem engenheiro. Foi feita por pedreiros, no olho. Há pouco mais de um ano atrás. Sem planta, nem nada. Também não ouviram todas as partes envolvidas. O dono queria economizar. O resultado: às vezes tenho saudades da minha barraca. Porque a casa ficou péssima. Tudo errado. Só os mais fortes sobrevivem.

Para poder comentar deves entrar na tua conta