Comentários: 2
Simulador: queres saber quanto te vão custar as obras que vais fazer?
idealista/news

Queres fazer obras de reabilitação em casa ou no escritório ou avançar com um projeto de construção nova, mas precisavas da ajuda de um arquiteto e, sobretudo, gostavas de fazer contas à vida? Para ajudar-te nesta "missão" a Ordem dos Arquitetos (OA) acaba de lançar um conjunto de novas ferramentas online, no âmbito do programa "escolha-arquitetura". O objetivo é simples: democratizar e desmistificar o acesso aos arquitetos à população em geral e não apenas para as grandes obras.

Simulador

Para te ajudar a elaborar o orçamento do teu projeto podes assim recorrer ao uso do simulador do custo de obra, que de forma rápida e gratuita, dá-te uma estimativa de valor, com base num universo de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e no Algarve.

Para fazer os cálculos, o simulador utiliza filtros de localização, uso, tipo de obra (nova ou de reabilitação), contexto urbano e nível de acabamentos

O simulador, segundo explica a OA, "é uma ferramenta em constante atualização e crescimento, à medida que vai sendo alargado e melhorado o universo de amostragem de obras".

Tendo como filtros a localização, o uso, o tipo de obra (nova ou de reabilitação), o contexto urbano e o nível de acabamentos, o simulador indica a média do custo de construção por metro quadrado de obras realizadas nos últimos três anos.

Diretório de arquitetos

Por outro lado, se precisas também de encontrar um arquiteto que te ajude no projeto, podes contar com a ajuda da OA, através do diretório de arquitetos que acaba de lançar, melhorado.

Aqui, os interessados poderão fazer pesquisas em função do perfil do arquiteto (por localização, anos de experiência, especialização ou experiência internacional) ou em função do projeco (uso, tipo de construção, localização, área de construção e custo de obra). "Os potenciais clientes poderão também aceder a um portefólio de cinco obras de cada um dos arquitetos", indica a Ordem destes profissionais.

Concurso para escolher arquiteto

Outra opção é lançar um concurso para escolher um arquiteto. A OA defende que fazê-lo através de uma plataforma de encomenda "é um processo mais ágil e acessível", e, através da sua nova ferramenta, garante anonimato na submissão de propostas nos concursos de conceção, economia de tempo e recursos numa tramitação integralmente digital.

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

paulojvaraujo
10 Setembro 2020, 12:26

É tudo muito bom... menos darem valores dos serviços relativos aos próprios "arquitectos". Dizem o valor total médio da obra que se pretende mas acresce a isso os valores Camarários (o que é normal) e os valores do projeto de arquitetura... Fico na mesma no que diz respeito ao Arquitecto. Para isso, tenho que solicitar um orçamento (mas este já é secreto - não se pode abrir o jogo). Conclusão: o Objetivo da Ordem dos arquitectos que é "democratizar e desmistificar o acesso aos arquitetos à população em geral" não é atingido. Fico exatamente no que diz respeito a eles. O que fazem é darem ferramentas para controlar os outros... os construtores, empreiteiros ou quem se dedica à construção e reabilitação.
Obrigado,
Paulo Araujo - Mafra

Helena Carvalho
10 Maio 2022, 12:05

O link do simulador não funciona. Podem actualizar o link, por favor?

Para poder comentar deves entrar na tua conta