Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Faz da tua casa um andar-modelo com a ajuda do Home Staging

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Autor: Redação
Já visitaste seguramente uma casa-modelo. Será que percebeste qual é a sua real importância? Na rubrica de hoje do idealista/news sobre Home Staging, assegurada pela Home Staging Factory, ajudamos-te a dar uma nova vida e cor à tua casa, para a tornares mais leve e acolhedora. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar os imóveis mais atrativos é o nosso objetivo.
 
Porque investem os construtores e promotores imobiliários em apartamentos-modelo? Vale a pena investir 10.000€ ou 20.000€ para mobilar e decorar a casa e criar o ambiente perfeito?
 
Um apartamento-modelo num empreendimento turístico pode servir não só para mostrar todo o potencial do espaço e incentivar a compra de um apartamento idêntico, como também para que o mesmo possa ser rentabilizado através do arrendamento de curta duração.
Home Staging Factory
Home Staging Factory
 
Nos modelos atuais que visam a máxima rentabilização, os imóveis enquanto não se vendem podem ser rentabilizados através do arrendamento e sob este ponto de vista faz ainda mais sentido mobilar e decorar o espaço de forma funcional e atrativa.
 
Um apartamento-modelo tem por base o conceito Home Staging. É uma casa preparada, mobilada e decorada para mostrar todo o potencial do espaço e a forma como o mesmo pode ser vivido. A ideia é criar o ambiente perfeito que leve o futuro proprietário a imaginar viver ali os seus melhores dias. O objetivo é criar o desejo de compra ou arrendamento do espaço.
 
A forma como a casa é mobilada e decorada faz com que o espaço pareça maior, mais luminoso, mais acolhedor e mais apetecível. Qualquer casa bem mobilada atrai mais que um espaço vazio ou mal mobilado. Enquanto que um espaço vazio ou mobilado com mobílias escuras e sem acessórios decorativos parece frio, antiquado e pouco convidativo; uma casa bem mobilada, com cores claras, mobiliário com as medidas corretas e decorada com têxteis e acessórios bonitos fica mais confortável e acolhedora.
Home Staging Factory
Home Staging Factory
 
O objetivo das casas-modelo é exatamente tornar a casa tão acolhedora que qualquer pessoa que a veja queira aí viver. E esta técnica não se adequa apenas a casas novas ou para venda. Pode ser utilizada em qualquer espaço, quer seja um prédio para venda, um empreendimento turístico ou até mesmo em casas particulares para venda.

Aqui ficam 10 ideias para criares o ambiente perfeito para a tua casa!

  1. Faz com que a tua casa pareça maior
    As casas-modelo parecem sempre maiores. Sabes porquê? Porque o mobiliário é escolhido cuidadosamente para se adequar ao espaço. Se a sala é pequena tem de ter um sofá pequeno e uma mesa de refeições pequena. Por outro lado não têm tralha nem acessórios a mais e desnecessários. Podes criar mais espaço em tua casa se diminuíres o número de objetos visíveis e tirares alguma mobília. É importante que o espaço respire e que a circulação seja fluída.
  2. Decoração simples e suave
    É muito comum a decoração nos andares-modelo ser simples e com base em cores suaves e neutras. É desenhada propositadamente para ser facilmente integrada, absorvida, visualizada. Mobiliário, texturas e cores que não choquem, que não sejam visualmente agressivas ou que se imponham. O design deve ser elegante, suave e contemporâneo, de modo a agradar à maioria dos visitantes.
  3. Uso inteligente de espelhos
    Nos andares-modelo é muito comum o uso de espelhos. Os espelhos aumentam e dispersam a luz natural e dão a sensação de que o espaço é maior. Por outro lado podem trazer para dentro da casa uma vista de rio ou um jardim. Utiliza os espelhos de forma inteligente e vais ver que consegues verdadeiros milagres.
  4. Iluminação natural e indireta
    Uma boa iluminação é essencial. As luzes são utilizadas com diferentes objetivos e definem os vários ambientes da casa. Enquanto que uma luz branca cria um ambiente frio e desagradável, uma luz amarela torna o ambiente mais quente, acolhedor e confortável. A luz pode ser utilizada para realçar pormenores interessantes como um jardim interior, um espaço de leitura ou fazer sobressair um espaço de refeição.
    Home Staging Factory
    Home Staging Factory
  5. Uma cama bem vestida
    Uma cama bem vestida, com muitas almofadas e uma manta bonita é um dos pontos mais importantes para tornar um quarto agradável e apetecível. O truque é acrescentar alguns acessórios como se se tratasse de uma produção fotográfica. Cria a cama perfeita e vais ver que todo o quarto se torna diferente!
  6. Acessórios de casa de banho de luxo
    Esconde as escovas de dentes, champôs, sabonetes utilizados no dia a dia e substitui-os por alguns acessórios bonitos e dignos de estarem no melhor spa da cidade! Acrescenta umas toalhas bem macias e bem dobradas e vais ver que a tua casa de banho fica outra!
  7. Investe na cozinha 
    Olha para as cozinhas das casa-modelo ou dos programas de culinária. Aprecia como parecem tão limpas, vazias, saudáveis e organizadas! Uma cozinha apetecível não tem tralha em cima das bancadas ou prateleiras. Não tem louça à vista nem o frigorífico carregado de ímanes. Retira tudo o que está à vista na tua cozinha e deixa apenas um cesto com frutas e legumes bem frescos e coloridos. Podes optar também por colocar uma garrafa de vinho e uns copos juntamente com um livro de cozinha ou um sumo de laranja acabado de fazer.
  8. Limpeza imaculada
    As casas-modelo estão sempre imaculadamente limpas e arrumadas. Põe a tua casa a brilhar e vais ver que parece nova. Podes não acreditar mas uma limpeza profunda a todos os níveis faz milagres!
  9. Define cada ambiente
    Todas as divisões da tua casa têm uma função bem definida? Os quartos parecem verdadeiramente quartos? Ou é um misto de escritório, quarto e arrumação? Cria um ambiente bem definido para cada espaço e decora-o de forma a mostrar todo o seu potencial. Aproveita para te livrares de toda a tralha que não usas e não deixes nenhum espaço em branco. Não caias no erro de utilizar uma das varandas como marquise ou arrumação. Uma varanda é um dos pontos fora das casas e deve ser decorada como tal!
  10. Não te esqueças dos acessórios
    Os acessórios decorativos são os melhores amigos das casas-modelo! Fazem o mesmo efeito que os acessórios na moda. Dão o toque final, são o pormenor que faz toda a diferença, criam magia no ambiente! Utiliza os acessórios para “vestir” a casa, criar o decor perfeito e enriquecer a produção fotográfica. Utiliza almofadas, mantas, velas, peças de arte, candeeiros ou quadros mas não abuses! Utiliza uma paleta de cores suaves e não mistures cores fortes umas com as outras. Lembra-te sempre do segundo ponto: decoração simples e suave!
    Home Staging Factory
    Home Staging Factory