Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Antes e depois com Home Staging: dar mais cor ao verão na Praia da Consolação

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Autor: Redação

Como valorizar uma casa de praia e torná-la mais leve e atrativa? Na rubrica de hoje do idealista/news sobre Home Staging, assegurada pela Home Staging Factory, mostramos-te que dar uma segunda vida a uma casa pode trazer muitas vantagens. Isto sem gastar uma fortuna. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar os imóveis mais atrativos é o nosso objetivo.

Apesar de ensombrada pelos Supertubos, a Praia da Consolação é uma pérola cobiçada por muitos. Frequentada pelas famílias do Oeste e por muitos outros em busca do iodo ou dos tubos da praia das rochas, esta pequena povoação sempre chamou milhares de pessoas nos meses de verão.

E se antigamente, os veraneantes ficavam alojados em casas rústicas de família ou nas casas dos poucos residentes que ali viviam todo o ano, hoje o cenário é completamente diferente. 

Basta olharmos para as fotos das casas de há 20 anos e para a oferta atual para percebermos que pelo menos no alojamento se mudou para muito melhor!

Os santinhos foram substituídos por cabeceiras de cama, os azulejos com floreados por micro-cimento e o mobiliário pesado vestido de renda foi trocado por vergas, bambus e tecidos adaptados ao espírito de verão.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Os dois apartamentos que aqui apresentamos são mais um exemplo da evolução do alojamento na Consolação e da vontade dos proprietários em satisfazer e agradar um turista cada vez mais exigente nos padrões de qualidade, conforto e estética do alojamento. 

Uma remodelação que dá continuidade ao projeto iniciado há um ano e que já vai na conversão do quarto apartamento. E, mais uma vez, o briefing era claro – máximo rendimento com o mínimo investimento. Em termos de obra optou-se por remodelar integralmente as cozinhas e casas de banho, mudar canalizações e o pavimento. Do ponto de vista do mobiliário e decoração pretendia-se um ambiente cómodo, convidativo, jovem, informal e funcional. Tudo sem gastar uma fortuna. O conceito base foi criar um ambiente de praia com base em materiais naturais como a madeira, o bambu, as vergas e têxteis como o algodão, a sarja e o linho. 

Home Staging Factory
Home Staging Factory

As obras de valorização, iniciadas em janeiro, duraram cerca de seis meses. A canalização e a eletricidade foram substituídas, as cozinhas e casas de banhos totalmente remodeladas e as loiças, armários e equipamentos renovados. As paredes forradas a pladur e o pavimento escolhido tiveram como principal preocupação o conforto e a funcionalidade do espaço.

O projeto criativo, a decoração e produção de ambientes demorou cerca de seis semanas. Cinco foram dedicadas à seleção, escolha, encomenda, compra e transporte de todo o mobiliário, materiais e acessórios decorativos e uma foi dedicada à produção no local.

Durante uma semana viveram-se dias longos entre Lisboa e a Praia da Consolação. Sempre, e com alguma pena da equipa, sem pôr os pés na areia. Entre as montagens dos móveis e as visitas a fornecedores locais, na procura de um fio elétrico mais específico ou de uma bucha mais técnica, os apartamentos iam ganhando forma e ao fim de cinco dias estavam prontos para a produção fotográfica.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

No meio ainda houve direito a inúmeras visitas ao Ecoponto, aos tradicionais gelados da Olá e às usuais pizzas tão familiares nas maratonas de trabalho. A equipa, apesar dos quilómetros percorridos e das noitadas a aparafusar, combinar ou passar a ferro manteve sempre a energia e boa disposição de quem corre por gosto.

No fim, como sempre, o esforço compensa.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Ainda a intervenção estava a meio, e já um dos apartamentos tinha sido cobiçado por mais um dos estrangeiros desejosos de passar uns largos meses em Portugal. Arquiteto de formação, profissional da aviação e apaixonado por decoração depressa se rendeu aos ambientes criados com o objetivo de rentabilizar o potencial de cada apartamento e maximizar a taxa de ocupação e o rendimento diário.

Home Staging Factory
Home Staging Factory

E assim, ainda antes do projeto acabar, mais uma missão cumprida! Um dos apartamentos foi habitado logo no dia seguinte à produção fotográfica!

Home Staging Factory
Home Staging Factory