Como criar mais espaço de arrumação em casa? Desvendamos-te alguns segredos...

A clareza visual e a organização influenciam diretamente a qualidade de vida, por isso quanto mais organizado um espaço estiver visualmente, mais agradável e mais bonito se torna. Existem várias formas e estratégias para organizar alguns espaços e criar mais espaço de arrumação em casa, devendo todas elas primeiro passar por uma análise do que é necessário arrumar e de quais os espaços desperdiçados ou que podem ser melhor aproveitados, de acordo com as necessidades.
Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, ajudamos-te a tomar as decisões mais acertadas na hora de criar mais espaço de arrumação em casa.
Nem sempre as soluções mais eficazes passam por comprar móveis para resolver um problema de falta de arrumação. A solução pode antes passar por se aproveitar espaço desperdiçado para criar uma estratégia de arrumação.
Destacamos algumas situações comuns de desperdícios espaciais nas quais podem ser utilizadas formas de criar elementos de arrumação que, ao mesmo tempo, tornem o espaço mais agradável esteticamente:
1 – Espaços entre pilares/corredores demasiado largos
Os acessos aos interiores dos apartamentos são normalmente feitos por corredores que fazem a distribuição para os restantes espaços. No dito hall de entrada encontram-se normalmente pilares salientes, que podem ser utilizados, caso a largura do corredor assim o permita, para criar uma espécie de parede decorativa “falsa”, que dá um novo ar ao hall ao mesmo tempo que permite a arrumação dos mais variados itens como: casacos, sapatos, etc. São normalmente armários “escondidos” que usam toda a altura e largura possíveis e que servem também para esconder elementos menos agradáveis esteticamente, tais como portas de quadros elétricos e de telecomunicações.
Podem ser revestidos com ripado de madeira, conforme a imagem, papel de parede, ou até com molduras ou esculturas personalizadas.
2 – Espaços de transição
Normalmente entre corredores, sala de estar, cozinha e hall dos quartos existem inúmeras paredes e portas, por vezes num multiplicar sem fim de acessos. Portas e paredes são claros obstáculos quer à circulação, quer à colocação de mobiliário, quer por causa da largura quer por causa do sentido de abertura das portas. Porque não demolir as paredes entre espaços, como por exemplo entre a sala de estar e o corredor (conforme imagem abaixo), criando um módulo de arrumação com espaços abertos para elementos para serem vistos como livros e bibelots e espaços fechados para copos, pratos, garrafas ou roupa de cama.
Estes elementos podem até ter dupla face, ou seja, podem ser acedidos pelos dois espaços contíguos. Caso estejam posicionados entre a sala e a cozinha, por exemplo, um lado pode servir a sala e o outro a cozinha, dividindo o espaço sem o encerrar, e criando espaço de arrumação ao mesmo tempo.
3 – Escadas
As escadas, em espaços com mais do que um andar, são mais uma vez um bom elemento na estratégia de criação de espaço de arrumação. Independentemente do material no qual são construídas, podem ser vazadas, ou seja, abertas na parte inferior por forma a criar espaços de arrumação, como na imagem abaixo, na qual é criado um bengaleiro ou mini-closet de pinho adossado à escada do mesmo material.
*A elaboração deste artigo para o idealista/news contou com o apoio técnico da MELOM Power do Porto