Quatro conselhos a evitar na hora de comprar casa

Comprar casa pode ser uma tarefa verdadeiramente desgastante. As opiniões da família e amigos são muitas, mas nem sempre ajudam – ao invés de fazerem parte da solução, surgem como um novo problema. Desde deixar de pagar o seguro até permitir que os proprietários permaneçam na casa sem garantias: eis os conselhos que deves evitar.
Ao redor do negócio de compra e venda de uma casa há sempre muitas dúvidas e perguntas, nomeadamente sobre o financiamento, as garantias da casa, se faz ou não falta reabilitar o imóvel. Os especialistas alertam para os problemas que podem surgir quando decidimos prestar atenção aos conselhos errados. Mostramos-te quatro deles.
Mau conselho: "Fazer uma oferta baixa"
Estás apaixonado por uma casa e queres conseguir o melhor preço possível. A verdade é que uma oferta baixa poderá afastar-te das negociações. O melhor será fazer o "trabalho de casa": avaliar a área onde queres comprar e perceber os preços praticados nessa zona.
Mau conselho: "Deixar o proprietário ficar na casa depois de fechado o negócio"
Se o vendedor pedir para ficar no imóvel alguns meses enquanto procura nova casa, deverás deixar claro e por escrito as condições sob as quais ele pode continuar lá. O que acontece se se estragar alguma coisa? Para que seguro deves ligar? E se o vendedor não encontrar uma nova casa? Deves redigir cuidadosamente um contrato, que inclua as datas de início e de término, as sanções se ele não sair e os requisitos do seguro. E como diz o ditado: “É melhor prevenir que remediar”.
Mau conselho: "Não há necessidade de fazer um seguro"
Parar de pagar o seguro de uma casa é uma das piores decisões que podes tomar, embora possas achar que estás a economizar - se pedires dinheiro ao banco ele pedir-te-á sempre a contratualização de um seguro. E é a melhor opção, uma vez que assim evitas futuros problemas com vizinhos, por exemplo.
Mau conselho: "Remodelação abrangente antes de te mudares"
A menos que existam problemas estruturais ou funcionais sérios que queiras mudar na casa que acabaste de comprar, os especialistas recomendam que deixes passar alguns meses até perceberes o que precisas de mudar realmente.
Não vale a pena gastar dinheiro numa reforma integral da casa, uma vez que podes precisar dela no futuro. Uma boa opção será fazer pequenas renovações, divisão a divisão.