Quatro formas de aproveitar ao máximo a varanda durante a quarentena
Dicas para decorar o espaço "estrela" desta pandemia. Desde a mobília até aos objetos que podem melhorá-la.

As varandas tornaram-se num dos símbolos deste confinamento. Para muitos, a única forma de contacto com o exterior, transformado igualmente num momento de socialização e solidariedade por aqueles que lutam na linha de frente contra o coronavírus. Os especialistas da Habitissimo dão dicas sobre a melhor maneira de aproveitar a varanda durante a quarentena, ao idealista/news.
Móveis dobráveis para espaços pequenos
Existem muitas varandas realmente pequenas, onde não é possível colocar uma mesa grande ou poltronas fixas. No entanto, algo que esta quarentena está a ensinar-nos é que as varandas podem sempre exploradas ao máximo. Existem opções para todos os tamanhos. As mesas redondas geralmente ocupam menos espaço do que as quadradas, e cadeiras e bancos dobráveis oferecem soluções práticas para economizar espaço.
Área de trabalho ao ar livre
O teletrabalho foi estabelecido como a única e principal forma de trabalho para milhares de pessoas. Mas algumas casas não estão preparadas para enfrentar essa situação e foram concebidos espaços de última hora para o efeito. E há quem tenha escolhido a varanda como local de trabalho. Mas não, não se trata apenas de levar o computador para fora nos dias mais ensolarados. É preciso perceber qual a melhor forma de colocar a mesa, deixando espaço para sair e entrar da varanda, tirando partido da luz natural como fonte de inspiração.
Têxteis lá fora
Mas as varandas cheias de tecido são aconchegantes? Parece impraticável colocar um tapete do lado de fora, especialmente se o tempo estiver chuvoso, mas é um toque que dará um ar aconchegante à varanda. Basta escolher materiais à prova de água que sejam fáceis de limpar. Além dos tapetes, pode ser aconchegante e útil usar cobertores para ficar na vranda, mesmo quando não está muito calor, para tomar um chá ou um café.
Plantas, plantas e mais plantas
Nestes dias de confinamento, os toques de verde em casa ou na varanda são muito fundamentais. As plantas não apenas fazem companhia e tornam o ar mais limpo, como o acto de cuidar delas também nos deixa mais felizes. Escolhe as plantas de ar livre que melhor se adaptem à orientação da tua varanda, pois nem todas resistem ao sol direto ou exigem grande quantidades de luz.