Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Limpar eletrodomésticos: o que fazer e que produtos usar

É importante fazer uma limpeza para evitar germes, mas também para que os eletrodomésticos durem mais tempo.

Como limpar eletrodomésticos
Pixabay
Autor: Lucía Martín (colaborador do idealista news)

Existem vários eletrodomésticos que devem ser limpos de vez em quando. A máquina de lavar a roupa requer atenção, assim como a de lavar-louça, e o frigorífico, claro. É importante fazer uma limpeza não só para evitar germes, mas também para que os eletrodomésticos durem mais tempo. No artigo de hoje, deixamos-te algumas dicas de como limpar os principais eletrodomésticos que tens em casa e que produtos usar.

A máquina de lavar a roupa não se lava sozinha

Se pensavas que não era o caso, lamentamos: embora se veja água e espuma no tambor, é necessário limpar a máquina de lavar a roupa para fazê-la durar mais uns anos. Uma ideia bem simples é esta: colocar um pouco de vinagre de limpeza no dispensador e escolher um programa com temperatura alta (sem roupa). Para a gaveta, onde há sempre restos de detergentes e manchas, também podes utilizar vinagre. Vai ficar como nova.

Em relação à borracha da porta, se estão pretos, é porque há mofo, bactérias e germes. É melhor remover esta sujidade com um pano após cada lavagem. E uma dica prática: após cada lavagem é aconselhável deixar a porta aberta – isso evitará que a humidade se concentre.

A máquina de lavar louça também requer atenção

Primeiro conselho fundamental: os restos de alimentos devem ser deitados no lixo antes de serem colocados na máquina de lavar louça – para evitar bactérias e maus cheiros. Para fazer o interior parecer como novo, basta colocá-lo vazio, como a máquina de lavar, com um produto de limpeza adequado. É o melhor para desinfetar. Também não custa tirar o filtro de vez em quando  e limpar com água e sabão porque muitas vezes os restos de comida vão lá parar.

Limpar o frigorífico

Restos de comida, líquidos derramados, gelo... O frigorífico pode ser um ninho de germes, por isso presta muita atenção: deve ser bem limpo pelo menos uma vez por mês. Para reduzir o gelo, tenta não deixar a porta aberta por mais tempo do que o necessário, por exemplo. E para o interior, terás que limpar cada prateleira e passar um produto que gostes.

As paredes internas podem ser limpas com bicarbonato de sódio: diluir duas ou três colheres de sopa em água morna e esfregar. Deves enxaguar um pano e depois secar muito bem o interior antes de fechar o frigorífico. As prateleiras, depois de limpas com água da torneira, também requerem uma completa secagem antes de voltarem ao lugar.