É possível criar um espaço de refeições numa varanda pequena. Conhece as dicas para aproveitar ao máximo este espaço exterior da tua casa.
Comentários: 0
Plantas na varanda
Pixabay

Mesmo que pequena, a varanda é o local perfeito para refrescar quando o calor aperta no verão. E foi também onde muitos procuraram o contacto com o exterior durante os períodos de confinamento motivados pela pandemia da Covid-19. Ter uma varanda ou um terraço é, hoje, um luxo dado os tempos em que vivemos. Mas nem sempre sabemos como aproveitar ao máximo este espaço exterior. Não te preocupes: neste artigo vamos dar-te algumas dicas muito práticas para tirares o máximo partido deste espaço, por mais pequeno que seja.

A varanda não é uma arrecadação

As bicicletas, caixas, brinquedos para crianças... Não. Se quiseres tirar o máximo partido da tua varanda a última coisa que deves fazer é utilizá-la como arrecadação. Portanto, um primeiro passo será retirar estes objetos e limpar o espaço.

Um espaço exterior para refeições

Queres jantar na tua varanda nas noites frescas de verão? Dois metros quadrados são mais do que suficientes para ti. O ideal é escolher mobiliário dobrável, simples e barato. Com uma mesa lateral de um metro e duas cadeiras, terás um pequeno espaço para usar nas mais diversas refeições – no pequeno-almoço, almoço ou jantar.

Varanda mobilada
Photo by Samantha Gades on Unsplash
E o mobiliário não tem necessariamente de ocupar muito espaço. Há mesas que permitem colocar as cadeiras por baixo. Nota que as mesas metálicas geralmente ocupam menos espaço. Se a tua varanda for estreita e não muito comprida, é possível colocar um banco junto ao corrimão (ou dois em forma de L) com um metro de largura e assim deixar espaço livre para te movimentares.

Uma dica: há bancos que têm espaço de armazenamento, oferecendo duas soluções numa única peça de mobiliário. Por outro lado, é melhor usar os bancos em vez das mesas, pois servirão de mesas quando necessário.

Mobiliário multifunções e resistente

Estamos a falar de espaços exteriores pequenos, por isso escolher mobiliário funcional e versátil é muito importante. Um assento com espaço para armazenar objetos no interior é uma boa opção. O mobiliário com um formato quadrado tende a adaptar-se melhor ao espaço.

Por outro lado, é importante também que na hora de escolher o mobiliário, tenhas em conta a resistência dos materiais ao exterior. Se a tua escolha é madeira, as melhores são as tropicais tratadas (teca, acácia asiática...). O mobiliário de resina sintética é o mais resistente à água e ao sol e não necessita de manutenção. Certifica-te também de que o mobiliário que escolhes é fácil de limpar.

Varanda
Photo by Artur Aleksanian on Unsplash
Grades invisíveis

O efeito ótico dá-lhe a sensação de que o espaço é maior. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com grades de vidro, que dão uma maior sensação de espaço. Portas e janelas com vista para a sala de estar ou de jantar também aumentam visualmente o espaço. Mas tem cuidado, se estiver muito exposto ao sol deves colocar persianas para filtrar a luz.

Tecidos para o exterior

Os têxteis que farão parte da tua varanda devem – à semelhança do mobiliário – ser resistentes ao clima do exterior. Isto é garante que os que escolhes não são facilmente danificados pela exposição ao sol ou à chuva por longos períodos. Os tecidos acrílicos são os mais aconselháveis.

Mobilia na varanda
Photo by Spacejoy on Unsplash
Aproveita as paredes

As paredes da tua varanda podem ser ótimos espaços para colocar prateleiras. Desta forma aumentas o espaço disponível para armazenar objetos ou para decorar com plantas, por exemplo. As prateleiras de metal com pouca largura podem ser uma boa solução.

Decoração exterior

Para que possas desfrutar deste teu canto exterior, decorar as grades com luzes e grinaldas pode dar-lhe um novo encanto. E as plantas também não podem faltar.

Plantas na varanda
Imagem de congerdesign por Pixabay

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade