
Banheira ou base de chuveiro na casa de banho? É um eterno dilema, muito mais quando vai ser feita uma reforma na casa ou quando se pretende reavaliar a casa de banho com vista à venda ou arrendamento. Aspetos muito diferentes entram em jogo na tomada de decisão. A primeira coisa é sempre ter em mente que cada alternativa tem as suas vantagens e desvantagens. Os especialistas da habitissimo deixam algumas dicas.
Banheiras ou bases de chuveiro: qual a melhor opção?
As principais vantagens do chuveiro são que ele economiza espaço na casa de banho, permite poupar mais água, é mais seguro em termos de acessibilidade e a limpeza é mais fácil. Se houver crianças pequenas em casa, contudo, não é a melhor opção.

A banheira é perfeita para dar banho aos mais pequenos, para relaxar ou até para aliviar certas doenças e também pode tem uma componente estética que interessa a muitas pessoas. No entanto, ocupa muito espaço e o consumo de água é elevado.

Quero vender ou arrendar a casa: deixo a banheira ou coloco um chuveiro?
Optar por retirar a banheira e colocar um chuveiro pode ser uma decisão complicada quando a intenção é vender ou arrendar. Uma coisa são os teus próprios gostos e necessidades e outra muito diferente são os dos outros. Nesse sentido, antes de decidires sobre uma das duas possibilidades, convém ter em conta alguns aspetos básicos:
- Se houver apenas uma casa de banho na na casa e ela for pequena, o chuveiro será a melhor opção, já que a divisão sempre parecerá maior e, portanto, mais atraente.
- Caso haja duas ou mais casas de banho na casa, o ideal é optar por uma solução intermediária: deixar uma banheira numa delas e optar por chuveiros nas demais.
- Se a ideia é arrendar a casa a jovens, como estudantes, uma banheira não faz muito sentido. Nesse caso, o conforto e a rapidez de uso jogam a favor do chuveiro.
- Por outro lado, se o que procuras é um arrendamento para jovens casais ou famílias, a banheira é uma opção que não deve ser dispensada.
- Em geral, considera-se que o chuveiro é um fator importante para revalorizar a casa. Além disso, a mudança é uma maneira rápida e fácil de modernizar a casa de banho e dar um visual mais atual sem a necessidade de grandes obras.
- No caso de casas de um determinado nível, a estética é um fator importante nesse aspeto. Nesse sentido, as banheiras são mais atraentes que os chuveiros, embora também possam ser marcantes.
- Por fim, um chuveiro abre o leque de possíveis inquilinos ou compradores a pessoas de uma determinada idade ou com algum tipo de problema de mobilidade.

Escolher, portanto, entre chuveiro e banheira não é fácil, principalmente quando o objetivo é vender ou arrendar. Existe uma opção intermediária que permite aproveitar ambas as soluções quando a casa de banho é grande o suficiente: colocar a banheira na parte inferior e logo na frente ou ao lado do chuveiro.
De qualquer forma, uma pequena obra, seja para substituir a banheira por um chuveiro ou para instalar uma banheira decorativa, irá revalorizar a casa.


Para poder comentar deves entrar na tua conta