
Depois de um inverno mais frio que chuvoso, com a variante Omicrón a circular por Portugal e o mal-estar atual devido à crise económica e à guerra na Ucrânia, chega uma primavera com muita vontade de luz e alegria. As tendências de decoração para esta estação pretendem encher a casa de cor, naturalidade, estilo e personalidade, segundo os especialistas da Westwing. Desde novos tons para as paredes até à moda dos móveis multifuncionais, sem esquecer os artesanatos que podem decorar a casa nesta primavera-verão.
Tons com muita personalidade
Depois de descobrir a cor do ano da Pantone, o lilás poderoso e energético de Very Peri, esta primavera-verão está reservada para o verde, com três gamas de tons com muita personalidade.

Tons calmos
Cores neutras com muita presença que transmitem serenidade e carácter, e se adaptam a todos os estilos.

Cores com energia positiva
Cores com ar vintage, anos setenta e oitenta, encontramos o amarelo brilhante Pipoca, o azul elétrico Super Sonic ou o rosa intenso Bubblegum. A estes, devemos juntar as cores mais marcantes da estação, entre as quais destacamos o verde limão, uma cor que se acompanha de outras como o amarelo chamado Effervescent Lemon, Party Pink, Red Maple ou Frozen Mango. Todos eles compõem uma paleta cheia de luz, ousadia e muita energia positiva.

As cores da natureza
Evocam a paisagem e transmitem paz. São os Fair Green, calmantes e acolhedores; o Cascade, um azul aqua; o Coral Rose, um rosa pêssego; o lilás Orchid Bloom e o Sudan Brown, castanho mostarda.

Móveis multifuncionais
Quanto ao tipo de mobiliário tendência nesta primavera-verão, é impossível não falar de móveis multifuncionais. Assim como os espaços multifuncionais são um “must” de decoração há algumas temporadas, os móveis com funções duplas e triplas também o são.
Mesas para comer e trabalhar; sofás-cama; mesas de centro que se elevam para poder comer nelas; bancos que escondem o espaço de armazenamento. Tudo responde à necessidade de dar a máxima utilidade a qualquer divisão dos apartamentos cada vez mais pequenos e à vontade de partilhar espaços com a família e os amigos.
Curvas e ambientes com história
E se móveis multifuncionais são populares, uma das tendências mais fortes é a decoração com móveis de formas arredondadas e suaves do estilo Mid Century e também dos anos 60 e 70. Sofás em forma de rim, poltronas e pufes com silhueta orgânica, candeeiros de pé inspirados no famoso Arco de Achille e Pier.
No entanto, para os amantes da alta decoração, ainda podemos dar mais um toque de elegância e sofisticação, e esse toque é decorar com antiguidades. “Combinar peças curvilíneas com antiguidades dá aos espaços um caráter difícil de igualar”, ressaltam da Westwing.

Os detalhes mais primaveris
Se não quiseres mudar a cor da pintura ou os móveis, então podes trazer as tendências para casa mudando apenas os detalhes. Eles são uma maneira rápida e muito eficaz de conseguir o ar fresco da primavera que estás à procura.
Para começar, troca os tecidos de inverno por outros tecidos mais leves e naturais como algodão e linho em cores claras como off-white ou rosa empoeirado, estampados étnicos e florais ou em tons fortes como amarelo vibrante ou verde esmeralda. As fibras naturais não podem faltar na decoração da primavera e, claro, os arranjos florais, porque uma primavera sem flores não é primavera.

Também podes mudar o 'look' das toalhas de mesa, louças e talheres, certo? Estas são algumas das tendências na decoração de mesa de primavera: para um visual moderno, triunfa a louça estilo Wabi-Sabi; para um chique-glamour, talheres rosa claro e dourado – também ideais para uma mesa de casamento na primavera – e para dar às refeições um ar campestre casual e natural, cores pastel e materiais naturais.
Trabalhos manuais
Que tal decorar a casa com artesanato de primavera DIY? Encher a casa com um ar de primavera será uma dose de energia positiva. Aqui estão algumas pequenas dicas:
- Fotos com flores secas;
- Caixas de luz, vinis que mostram mensagens agradáveis e enérgicas, que ajudam a estar em teletrabalho num ambiente mais agradável e pessoal;
- E claro, detalhes e arranjos florais em todas as divisões, do hall à casa de banho, pois um detalhe tão simples e natural como esse pode ajudar a casa a respirar num ambiente muito mais feliz e, claro, mais natural.
Caixas coloridas
Caixas de cores vivas também são tendência e também podem ter múltiplas funções. Não apenas irradiam bom humor, mas também garantem diretamente a organização.

Para poder comentar deves entrar na tua conta