Organizar e limpar a casa costuma dar muita preguiça, mas a verdade é que tudo ficará muito mais suportável se estiver em ordem.
Comentários: 0
limpar a casa depois das férias
Habitissimo

As férias acabam inevitavelmente. É preciso voltar para casa, recuperar a rotina e deixar tudo pronto para começar com o pé direito – no regresso ao trabalho e à escola, no caso dos mais novos. Organizar a casa costuma dar muita preguiça, mas a verdade é que tudo ficará muito mais suportável se estiver em ordem. Eis algumas dicas dos especialistas da habitissimo.

1. A primeira tarefa: desfazer as malas

Acabaste de voltar daquelas férias fantásticas e não estás com vontade de fazer nada. Mas se deixares passar o tempo, o trabalho vai acumular-se. Portanto, a primeira coisa para organizar a casa é desfazer as malas com tudo o que isso implica: lavar a roupa, colocar no lugar o que vais usar e guardar o que não vais usar até ao ano que vem. Desta forma, terás uma casa limpa para fazer tudo o que está por vir.

Como organizar a casa depois das férias com sucesso e alegria
Habitissimo

2. Verificar a despensa

Verifica bem a despensa, o frigorífico e congelador, o que está lá dentro e se algum produto está passou da validade ou está prestes a expirar. E podes fazer o mesmo com os produtos de limpeza ou higiene diária. A razão é muito simples: economizarás muito tempo na hora de comprar, pois saberás exatamente o que precisas. E não só o tempo, comprando apenas o que realmente precisas também estarás a economizar dinheiro.

Como organizar a casa depois das férias com sucesso e alegria
Habitissimo

3. Passar algum tempo nos armários

Mudança de estação, início de ano letivo... Sem dúvida, vais precisar de espaço de arrumação em casa. Por isso, uma das tarefas básicas após as férias é esvaziar, limpar e organizar os armários. Aproveite para te desfazeres de tudo o que não vais usar mais e abrir espaço para livros didáticos, uniformes novos ou aquelas roupas de meio período que pretendes comprar. O que não vais usar mais nos próximos meses, na parte inferior. Em vez disso, deixa à mão tudo o que precisará em algumas semanas, quando o outono chegar.

Como organizar a casa depois das férias com sucesso e alegria
Habitissimo

4. A limpeza essencial

O conselho é deixar a casa o mais limpa e arrumada possível antes de saires de férias. Se tiver, perfeito. Agora só será necessário dar uma revisão para tirar o pó acumulado, limpar janelas e pouco mais.

Se não tiveres cuidado, terás que fazer um esforço extra. Ter as tarefas organizadas e todos os produtos e utensílios de limpeza à mão facilitará muito as coisas. Começa com o mais pesado: cozinha e casa de banho. O resto será fácil.

Como organizar a casa depois das férias com sucesso e alegria
Habitissimo

5. Acima de tudo, não ficar sobrecarregado

Pode parecer muito o que há para organizar em casa. E a isso se soma o regresso ao trabalho ou a preparação para o regresso à escola. Mas não desesperes. Embora seja conveniente não atrasar as tarefas, também não é necessário fazê-las num dia. O ideal é fazê-las aos poucos.

E, claro, toda a família deve estar envolvida, as crianças não podem limpar janelas, mas podem guardar os brinquedos ou decidir que roupas não vão usar mais. Alguma ajuda, mesmo que pequena, é sempre boa.

Como organizar a casa depois das férias com sucesso e alegria
Habitissimo

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade