
Sejas fã da decoração all over the place ou de estilo minimalista fica a saber que há um elemento excelente na arte do aconchegar em qualquer estilo: tapetes!
Esquece aquela parte que muitos dizem “o tapete acumula muito pó”, porque há maneiras de limpar os tapetes de forma rápida e eficiente. O tapete é aquela peça de decoração essencial para levar um pouco de calor a um lar. Seja branco, de pêlo comprido, mais retangular, ou em modo arco-íris, há para todos os gostos e pode ser a primeira peça para uma renovação total da decoração de casa.
Tipos de Tapetes

Existem vários tipos de tapetes, e vão além do facto de serem adequados ao interior ou exterior. Dentro da decoração podemos dizer que existem:
- Tapetes dramáticos (com muita cor, estampados e prontos para mudar o ambiente do espaço);
- Tapetes Zen, de cores suaves e pastel;
- Tapetes étnicos;
- Tapetes de Juta;
- Tapetes de Pêlo comprido;
- Tapetes de lã feitos à mão.
Como escolher o tapete certo
Depende, claro, do teu orçamento, mas da aura que queres colocar na decoração da casa. Os tapetes mais comuns são os quadrados e retangulares, porque são os que mais se ajustam na geometria das casas mas… e se fizeres um pequeno desvio? Há outras formas de tapetes que podem fazer toda a diferença para ganharem novo destaque.
O importante para escolher um tapete é que tens de saber o tamanho, forma, material e o ambiente que queres definir na tua casa.

Há tamanhos certos de tapete?
Sim e não, porque na verdade não existe nenhum tamanho que torne um tapete perfeito. O que acontece é que o tamanho certo do tapete depende do local onde o vais colocar e o uso que lhe queres dar.
Por isso, perguntar como escolher o tamanho do tapete da sala vai depender da área da sala, do espaço onde estão os teus sofás e da vibe que queres para o espaço. Já no teu quarto por exemplo, será que vale a pena arranjares um mega tapete que fique debaixo da cama, ou apostar em pequenos que fiquem de lado e possam ser um pouco mais irreverentes?
Usar tapetes para definir um ambiente
Uma das melhores formas de usar tapetes na decoração é aproveitar para fazer uso dele como um limitador de espaço, mas sem as barreiras físicas. Por exemplo, combinar um sofá com um tapete é uma forma de criar um espaço mais recatado e destinado ao lazer. É também ótimo para delimitar a zona de jantar.

Se fores mais tradicional há o habitual tapete retangular, para acompanhar todo o comprimento da mesa de jantar. Mas, tens uma casa pequena e com uma mesa redonda? Então não tenhas medo! Escolhe um tapete redondo. Fogem à norma mas dão muito caráter ao espaço.
Como usar tapetes de forma original
Parte da originalidade está, logo à partida, ligada ao design do tapete, mas também tu podes inovar na forma como o usas na tua casa. Se queres dar uma nova vida à decoração, deixamos aqui algumas sugestões de como usar tapetes para decorar a casa.
Procurar tapetes de formas não geométricas

Não tenhas medo de fugir à regra e ao tradicional. Cada vez existem no mercado opções de tapetes que fogem ao regular formato quadrado ou retangular e deves mesmo apostar neles. Os mais originais são os tapetes que não têm propriamente uma forma e que até são conhecidos por serem os tapetes felpudos.
Já existem muitas variantes destes e com vários padrões além do tapete fofinho. Com eles consegues dar um ar mais aconchegante à divisão e dar mais personalidade à decoração.
Apostar em tapetes de padrões ou temáticos
Quem te disse que um tapete tinha de ser uma peça de tecido simples, sem cor e monótona? Atualmente já existem imensos estilos de tapetes com os mais variados padrões e garantimos que são uma das formas mais divertidas de criar um ambiente renovado em tua casa.

Desde padrões geométricos, a desenhos a imitar azulejo, estes são a tua opção para dar cor a uma divisão. Mesmo para quem gosta do estilo minimalista, estes podem dar mais vida com pequenos padrões e texturas.
Já para os quartos das crianças, por exemplo, existem muitos que têm formas de animais, inclusive com desenhos das caras deles. Uma ótima escolha para tornar o espaço mais divertido para elas e conseguires seguir uma linha temática de decoração.
Tapetes com mix & match e sobreposições
Já te passou alguma vez pela cabeça usar dois tapetes na mesma sala? Não, não nos referimos a colocar dois tapetes lado a lado. Falamos mesmo em sobrepôr tapetes e escolher modelos com cores e texturas diferentes.

Sim, admitimos que não é uma ideia que seja adequada a todas as casas mas é sem dúvida das mais originais para dar vida à casa. Ao conseguires sobrepôr dois tapetes diferentes podes complementar a decoração do espaço e criar ambientes diferentes num só local. Quem vai gostar muito? Ou os pequenos aí de casa ou os teus animais de companhia.
Como vês, opções não faltam. Agora depende de ti arriscar, apostar em cores e não ter medo de fugir à norma. Procura formas diferentes, texturas engraçadas e os padrões e a tua decoração vai ficar tão gira que as visitas vão querer imitar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta