
Deitar na cama depois de um dia de trabalho é sempre bom mas deitar numa cama bem feita é ainda melhor não concordas? Sim, às vezes custa fazer a cama de manhã quando estás na correria para sair de casa e não chegar atrasado ao emprego mas digamos que o esforço extra terá um sabor especial ao final do dia.
Não podemos dizer que vais ficar com uma daquelas camas digna de hotel, mas podemos dizer que há alguns truques de como fazer a cama bem feita e de forma rápida e prática. Espreita os nossos truques para uma cama bem feita.
Fazer a cama todos os dias: sim ou não?
Se formos procurar pela internet fora são vários os estudos contraditórios por isso a resposta seria talvez um… nim? Mas na nossa opinião a resposta é mesmo sim! Porquê?
Fazer a cama logo de manhã vai-te ajudar a sentir logo mais organizado(a) pelas primeiras horas, e deixa as tarefas da casa mais orientadas. Mas se há truques para fazer a cama bem feita há também umas dicas iniciais para fazer com que tudo seja ainda mais fácil. Eis as nossas:
- Ser prático - não precisas de investir em muita decoração para a cama para que ela fique bem feita ou bonita. Quanto mais prático mais rápido será fazer a tarefa logo pela manhã;
- Ter uma rotina de limpeza - tem em mente que deves lavar a roupa da cama todas as semanas (ou vá, pelo menos quinzenalmente). De nada vale uma cama bem feita se depois estiver suja ou cheirar mal;
- Apostar em cores e estampados - os quartos podem ser monótonos por isso podes aproveitar a roupa da cama para dar vida à própria decoração da divisão.
Ideias simples não é verdade? Então agora que já percebeste as bases para fazer a cama e como a manter, então desvendamos-te os reais truques para que fique uma cama impecável!
Truques para fazer a cama bem feita
1. Conjunto de lençóis impecável
Esquece teres um lençol de cada nação. Compõe um bom conjunto de lençóis que façam um conjunto bonito aos olhos e deixa-os sempre agrupados quando os lavares e arrumares no armário. Se formos pensar bem em todas as peças que compõem a cama deves ter:
- Lençol de baixo;
- Lençol de cobrir;
- Edredom;
- Fronhas p/ almofada;
- Almofada para dormir
Como extras, porque podes ter mais frio durante a noite, ou porque queres mesmo uma cama digna de revista, tens ainda a hipótese de:
- Protetores de almofada;
- Manta ou colcha (para fundo da cama;
- Almofada de apoio;
- Almofadas decorativas.
2. Estica bem os lençóis
Estica estica estica! Sempre que colocares um lençol sobre o colchão da tua cama não tenhas medo de os esticar. Desse modo vais conseguir ter uma cama muito mais arrumadinha e aprumada e que te dará aquela sensação de cama onde até uma moeda pode saltar de tão esticadinha que está.

3. Dobra os lençóis superiores
Ainda que o lençol de cima tenha o comprimento do colchão deves sempre fazer uma dobra no topo da cama. Se é mais curta ou maior isso irá depender do teu próprio gosto mas a ideia é que faças uma dobra do lençol que irá depois abraçar o edredom que irás colocar por baixo.
4. Utiliza protetores de almofada
Sim, leste bem. Para uma cama bem feita aposta em protetores de almofada e não apenas em fronhas. As fronhas compõem em termos estéticos mas os protetores além de prolongarem a vida da almofada dão um ar mais composto, e firme, ao material.

5. O número certo de almofadas
Nas revistas de decoração e até nas lojas de decoração vemos sempre as camas com muitas almofadas mas deves ter em conta que muitas não é sinónimo de bom. O número certo de almofadas depende do tamanho da tua cama sendo que o ideal são 4 almofadas para uma cama de casal.
Caso queiras colocar mais, por uma questão estética depois de fazeres a cama, tem então em conta o tamanho das almofadas. Tamanhos diferentes criam uma decoração mais dinâmica e por isso fica mais interessante.
Mas não te esqueças da parte prática. Quanto mais almofadas usares significa que vais ter mais trabalho a fazer a cama e até a preparar a cama para te deitares à noite.
7. Edredom e o seu complemento de topo
Para uma cama bem feita um edredom por cima, bem esticadinho, dá sempre um ar mais composto. Além disso, pode servir como última camada da cama ou ainda como intermédia. Como? Através de adição de mantas ou colchas.
Caso queiras uma cama que chame a atenção com outras peças de decoração, além das almofadas a mais, podes então apostar numa colcha ou manta. Para a colocar devidamente deves dobrá-la e colocar nos pés da cama, por forma a criar uma barra de tecido que se distingue do edredom e que dá mais vida à cama.
8. Dá um toque de fragância
Para finalizar uma cama bem feita nada como deitares um pouco de cheirinho sobre os lençóis. Mantém uma fragância simples e perfumada num borrifador e deita umas gotas para o tecido após fazeres a cama. Vais ver que é a chave de ouro para qualquer ruga que ainda te possa aparecer em qualquer lençol.
Tudo truques fáceis não é verdade? Então podes começar a fazer a cama bem feita todos os dias porque a sensação de te deitares nela à noite vai ser ainda melhor.
Para poder comentar deves entrar na tua conta