Os animais de estimação também podem receber sessões de acupuntura e usufruir dos benefícios desta técnica da medicina chinesa.
Comentários: 0
Acupuntura animal
Freepik

A medicina tradicional chinesa teve origem há muitos anos (mais de 2500 para sermos exatos) e é um complexo sistema de práticas médicas que se baseiam nos conceitos da energia vital que possuímos – a chamada energia Qi –, nas energias yin (femininas, negativas) e yang (masculinas, positivas) e na presença dos cinco elementos no universo de acordo com a medicina chinesa (que são a terra, água, fogo, madeira e metal). No quadro da medicina chinesa foi desenvolvida uma prática que envolve a inserção cuidadosa de finas agulhas em pontos chave no corpo humano, a conhecida acupuntura.  

A acupuntura não é uma prática aplicada única e exclusivamente em humanos: os animais de estimação também podem receber este tipo de tratamento. Se desconheces os benefícios da acupuntura em animais ou se nunca ouviste falar, explicamos tudo o que precisas de saber. 

Acupuntura – o que é?

A técnica de acupuntura ajuda na estimulação e (re)equilíbrio de todas as energias que fluem no nosso ser, de forma natural. A nossa energia flui através de canais energéticos que na medicina tradicional chinesa são denominados de meridianos. Os meridianos podem, a um dado momento, bloquear e “entupir” o percurso natural energético, e este problema é a causa do aparecimento de diversas doenças, dores ou outros problemas de saúde (que são, ao fim ao cabo, desequilíbrios energéticos).

Medicina tradicional chinesa
Pexels

A acupuntura é realizada com agulhas que geralmente causam muito pouco desconforto e pode ser acompanhada com a utilização de correntes elétricas ou calor, de forma a aumentar os efeitos terapêuticos benéficos, e é muitas vezes acompanhada com outras formas de tratamento holístico para um processo de cura ainda mais completo, como fitoterapia (utilização e consumo de plantas), alterações dietéticas, redução do stress ou mesmo do estilo de vida habitual. 

Na acupuntura, o processo de regeneração e cura através da inserção das agulhas nos meridianos faz com que se restabeleça um equilíbrio interno, com que o fluxo de energia retome o seu curso natural e que o corpo regresse ao seu estado puro.

Benefícios da acupuntura em humanos

Acupuntura
Pexels

A acupuntura não faz milagres por si só e os seus efeitos promissores implicam uma transformação do paciente a vários níveis, para que a doença não regresse posteriormente ao tratamento. 

Ainda assim, as consequências positivas da terapia das agulhas são mais famosas a cada dia que passa e fazem-no ficar com a pulga atrás da orelha e querer experimentar para nos livrarmos das enxaquecas ou daquela dor de costas que nos incomoda há meses.

1º. Controlo da dor

O benefício mais popular da acupuntura é a gestão da dor por inúmeros motivos. Desde dores de cabeça, dores de costas, dores menstruais ou artroses, com acupuntura a dor que se sente no corpo fica menos presente e deixa de nos incomodar como antes.

2º. Menos stress, mais relaxamento

É sabido que o stress provoca bloqueios energéticos. Onde há stress, a energia fica estagnada. Onde há relaxamento, a energia flui. A acupuntura traz um profundo relaxamento em todas as camadas do ser e reduz o stress imensamente devido à libertação de endorfinas e outros neurotransmissores, atuando sobre o sistema nervoso simpático durante as picadelas das agulhas. A energia flui novamente e sorrimos de alegria quase sem saber porquê.

3º. A tão esquecida saúde mental

A ansiedade e depressão são infelizes desarmonias que têm vindo a tornar-se cada vez mais comuns ao longo dos tempos modernos. Para estes ou outros tipos de problemas ao nível da saúde mental, a acupuntura atua de forma extraordinária ao regular a atividade das hormonas, estados de humor e bem-estar emocional e psíquico.

4º. Melhoria da fertilidade

Quando estamos em processos de tratamentos de fertilidade é ideal juntar a acupuntura como terapia complementar. Para além dos benefícios já referidos, a técnica chinesa melhora o fluxo sanguíneo dos órgãos reprodutores, harmoniza as hormonas ligadas ao processo de fertilidade e abre alas para o aumento das chances de se conseguir ter filhos.

Cães e crianças
Pexels

5º. Qualidade do sono

Todos queremos ter noites descansadas, sem interrupção, certo? A acupuntura pode ajudar na qualidade do sono. Ideal para os que sofrem de insónias ou outras perturbações do sono.

6º. Adeus, alergias

Quando chega a primavera e o pólen anda no ar, todos nos lembramos das temíveis alergias que não nos largam o nariz durante os meses da primavera e do verão. Neste tipo de alergias sazonais, a acupuntura pode aliviar os espirros, a irritante comichão e arder nos olhos e a congestão nasal. De acordo com a medicina chinesa e outras abordagens holísticas, as alergias são consideradas inflamações internas devido a um fraco sistema imunitário que se manifestam através de uma resposta alérgica em relação a algo exterior. 

Acupuntura veterinária: para que é usada?

Gato relaxado
Pexels

Não só os humanos têm a sorte de poder ter a acupuntura nas suas vidas. Também os animais podem usufruir desta terapia como uma modalidade de tratamento para as mais numeradas doenças. A acupuntura veterinária tem os princípios semelhantes à dos humanos: restabelecer o equilíbrio interno e o fluir harmonioso de energia através da estimulação direta em certos meridianos e pontos específicos. 

A acupuntura veterinária não se dedica só aos cães e gatos lá de casa. Os animais de criação (cavalos, porcos, vacas) e animais exóticos também têm a sua oportunidade, variando nas técnicas e abordagem consoante a espécie e a doença em questão.

acunputura veterinária
Freepick

De forma geral, a acupuntura veterinária é escolhida para tratar problemas ao nível dos músculos e do esqueleto, doenças neurológicas, respiratórias, gastrointestinais, problemas de pele ou distúrbios comportamentais. E tal como no nosso dos seres humanos, pode ser acompanhada por outras formas de terapia, nomeadamente fisioterapia, para uma melhor qualidade de vida e bem-estar do nosso animal. 

No que toca à segurança do animal (que é algo que vem em primeiro lugar quando queremos tomar uma decisão de qualquer tipo de tratamento), a acupuntura é uma escolha considerada bastante segura para os animais. As agulhas, tal como na acupuntura nos humanos, são extremamente finas e não têm grande impacto em termos de dor ao serem inseridas na pele; o tratamento é geralmente bem tolerado e no que toca a efeitos nefastos, apresenta riscos mínimos.

Benefícios da acupuntura em animais de estimação

Ter coelhos como animal de estimação
Pexels

A acupuntura em animais ainda não é um tema muito discutido, no entanto, pode melhorar significativamente a qualidade de vida do teu amigo lá de casa: 

1. Controlo da dor

Tal como referidos nos benefícios da acupuntura nos humanos, também nos animais, o controlo da dor é o principal ponto positivo. O possível desconforto associado a doenças, dores crónicas ou pós-operatórias é aliviado através da libertação de certas substâncias naturais  e endorfinas presentes no corpo.

2. Mais mobilidade e flexibilidade

Os animais precisam de ser ágeis e ter uma mobilidade impecável para uma vida feliz e ativa. A acupuntura melhora a circulação sanguínea, reduz inflamações e relaxa os músculos de forma a que sejam mais velozes e com uma maior amplitude de movimentos.

Cães relaxados
Pexels

3. Menos stress, mais relaxamento

Novamente, tal como é no nosso caso, os nossos bichinhos podem ser menos stressados e mais calmos depois de sessões de acupuntura. A ansiedade e o medo são bastante comuns nos gatos, por exemplo, visto serem criaturas bastante sensíveis. Também ajuda a animais que tenham desarmonias ao nível do comportamento, agressividade ou medo de separação.

4. Melhoria da cicatrização e recuperação pós-operatória

No que toca a cães e gatos, a processo de recuperação depois de uma operação ou intervenção médica é acelerado quando se escolhe a acupuntura. A regeneração do corpo é mais rápida e dá-se um boost no sistema imunitário.

Cachorro labrador
Unsplash

5. Apoio gastrointestinal

A saúde gastrointestinal é fundamental num animal (especialmente nos cães, que volta e meia comem coisas que não deviam, como os chinelos lá de casa ou o comando da televisão). A acupuntura veterinária ajuda na regulação da função digestiva, na redução de náuseas e no equilibrar do apetite.

6. Plano de tratamento individualizado e adaptado ao teu animal

Cada animal é único e terá uma situação única para ser tratada. Os tratamentos de acupuntura são adaptados às necessidades individuais de cada animal, incluindo o local específico onde colocar as agulhas, os tratamentos complementares e o número e frequências das sessões.

A saúde dos animais é tão importante quanto a dos humanos e não se deve olhar a meios para que os bichinhos tenham uma saúde plena e vivam uma vida de bem-estar e felicidade. É, todavia, necessário consultar um veterinário qualificado com formação em acupuntura para averiguar e analisar a situação específica do teu animal de estimação (seja ele papagaio, cão, gato ou periquito) e determinar qual é a abordagem mais indicada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta