A vida floresce na primavera e as pragas de insetos também. Como mantê-los afastados da casa e jardim?
Comentários: 0
combater pragas
Pixabay

Como é bela a primavera em todo o seu esplendor: os campos enchem-se de flores, as árvores, o pólen (e os espirros, para os alérgicos), uma explosão de vida que também significa mais insetos como mosquitos, vespas, formigas. Quem já teve formigas em casa sabe a dor que pode ser, e não vamos sequer falar de baratas. E por isso hoje é hora de saber como manter estas pragas bem longe de casa e dos jardins. A empresa Biblion Ibérica explica-nos como devemos agir com base em cada inseto.

  • Por exemplo, para as formigas, especialistas em encontrar buracos e cavidades nas paredes (e que são o terror das cozinhas): “O gel inseticida é considerado a melhor opção porque as “operárias” trazem a comida para a colónia para alimentar o resto, inclusive a rainha”. Escusado será dizer que a cozinha e a sala de jantar devem estar imaculadas, sem migalhas e restos de comida a circular livremente porque este é um grande incentivo para estes bichinhos.
  • Em relação às baratas desagradáveis, os especialistas recomendam um método semelhante ao anterior.

Acabar com as pragas
Pixabay
  • Vamos agora aos mosquitos: para além das típicas redes mosquiteiras, que sempre ajudam, na Biblion Ibérica chamam a atenção para o facto de a água parada ser um foco de atração para eles. Assim, se tiveres um jardim ou terraço, procura evitar a formação de poças e a consequente a proliferação de mosquitos. Também ajuda ter as seguintes plantas ao ar livre: cravo chinês, lavanda, “sardinheiras” e claro, citronela, que é a planta repelente de mosquitos mais populares.
  • Sobre as vespas: toma cuidado com os espaços que podem existir entre os azulejos ou buracos no teto e nas paredes, pois as vespas que conseguirem fazer ninhos podem esgueirar-se por lá e então o problema será maior.
  • E, se tens um jardim com móveis de madeira, cuidado com outra praga muito chata que também pode destruir os móveis em menos tempo do que imaginas: as inconvenientes térmitas. Não as vais ver, mas vais ouvi-las, com aquele som particular que fazem quando comem madeira: geralmente saem nos meses anteriores ao verão para se reproduzir. O que fazer com eles? “Para evitar que entrem em casa, é fundamental manter o jardim limpo de folhas e restos de arbustos e flores. É ainda aconselhável manter a casa limpa, evitando a humidade e certificando-se de que não haja rachadelas nas superfícies de madeira. A solução é um tratamento integral com um sistema de interceção e eliminação”, comenta a Biblion Ibérica.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta