
Verão é sinónimo de dias de praia e no campo, de apanhar uns banhos de sol e tirar proveito da sua vitamina D que é tão importante para o nosso corpo. Mas como nem tudo que reluz é ouro, também o sol tem as suas desvantagens, pois a sua exposição em excesso pode trazer problemas.
Para evitar esses problemas resultantes das radiações, deves sempre usar protetor solar. Embora isto não seja novidade, há ainda muitas dúvidas quanto ao melhor produto a utilizar e como escolhê-lo. Se és uma das pessoas que precisa dessa ajuda, toma nota do que agora te vamos explicar.
Benefícios do protetor solar para a pele

Este produto, tal como o nome indica, serve para proteger a pele dos danos causados pelas radiações ultravioletas (UV). Neste sentido, o protetor solar é um grande auxiliar para prevenir problemas como queimaduras, manchas na pele, envelhecimento precoce da pele, imunossupressão e outras lesões mais graves.
Mas os benefícios do protetor solar não se ficam por aí. Além da proteção, este produto também serve para hidratar a pele, uma vez que contém ingredientes hidratantes que mantêm a pele nutrida, e minimiza o aparecimento de acne causado pela exposição ao sol.
Qual o fator recomendado para o corpo?

Não há apenas uma resposta para esta pergunta, pois tudo vai depender de fatores como a cor e o tipo de pele, a idade, entre outros. No entanto, o mínimo recomendado é sempre o FPS 30, pois impede a passagem de cerca de 96% da radiação UVB, e deve ser aplicado várias vezes ao dia se fores passar o dia na praia ou no campo ou outro local com muita exposição solar.
Nota que o FPS 30 é apenas o mínimo recomendado, pois, preferencialmente, deves usar o FPS 50, que te confere uma filtragem de 98% da radiação. Se tiveres uma pele mais morena podes usar um índice mais baixo, pois a pele escura já confere uma maior proteção ao sol comparativamente com as peles mais claras.
Para simplificar as coisas, atenta no seguinte:
- FPS 50: Crianças; Adultos com peles sensíveis; Pessoas com sardas no rosto.
- FPS 30: Adultos de pele morena.
- FPS 20: Adultos de pele negra.
Como escolher o protetor solar para o rosto?

Embora possas aplicar no rosto o protetor que usas para o corpo, é cada vez mais frequente encontrarmos à venda protetores solares especificamente para o rosto. Estes produtos específicos têm uma fórmula própria para a pele desta zona, que é sempre mais delicada. Resumidamente, os protetores solares de rosto são menos gordurosos, mais fluidos e fáceis de espalhar.
Uma vez que é a parte do nosso corpo que está mais exposta ao sol, pois nunca está coberta, a proteção de rosto deve ser sempre FPS 50 ou 50+ e ser renovado de duas em duas horas. Mesmo no dia a dia comum, não apenas em dias de praia, quando passas muito tempo na rua em exposição solar, deves colocar o protetor de rosto. Este cuidado diário vai impedir o envelhecimento da pele e algumas manchas indesejadas.
Cuidados a ter na escolha do melhor protetor

Além do fator de proteção, há outros pormenores que deves ter em conta no momento de escolher um protetor solar. Estamos a falar dos filtros. Há especialmente três que a Deco Proteste não recomenda: o ethylhexyl methoxycinnamate, o homosalato e o octocrileno.
No que respeita ao primeiro filtro, ele é suspeito de ser desregulador endócrino, ou seja, pode interferir no funcionamento normal do sistema endócrino, sendo, por isso, de evitar.
O homosalato também deve ser evitado, pois a sua utilização apenas é segura numa concentração de 0,5% em protetores solares, de acordo com o Comité Científico para a Segurança do Consumidor da Comissão Europeia.
Por fim, o octocrileno também não é recomendado devido ao seu potencial alergénico. O seu limite legal é de concentrações inferiores a 10%. De qualquer modo, evita-o.
O que fazer antes de colocar o protetor solar

Além de todos os conselhos já referidos, há mais coisas que deves ter em atenção, pois todo o cuidado é pouco com a nossa pele. Antes de colocar o protetor solar, faz um pequeno teste para verificar se a pele reage bem ou se faz alergia.
Por exemplo, podes colocar uma pequena quantidade numa determinada zona do corpo, pode ser no ombro, no pescoço, etc. Deixa atuar durante 12 horas e vê se a pele fez alguma reação. Caso não se verifique nenhuma alergia, podes coloca-lo no resto do corpo.
Mas quais as reações alérgicas que podem surgir? Desde vermelhidão ou coceira, até manchas brancas ou avermelhadas, irritação ou descamação.
Passo a passo para usar o protetor corretamente

Embora seja algo bem simples e prático, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe usar o protetor solar de forma correta. Se és uma dessas pessoas e se queres aproveitar a época balnear da melhor forma, toma nota:
- Escolhe o protetor ideal para o teu tipo de pele.
- Não te esqueças do protetor solar para o rosto e, já agora, de um protetor labial.
- Coloca o protetor solar pelo menos entre 15 a 30 minutos antes de te expores ao sol.
- Passa o protetor uniformemente por todo o corpo, incluindo orelhas, mãos e pés.
- A cada 2 horas, ou após saíres da água, deves voltar a passar o protetor solar em todo o corpo.
Além de todas estas dicas, tem em atenção que não deves permanecer muito tempo exposto/a ao sol e, sobretudo, evitar a exposição nos horários de maior calor, entre as 11 horas e as 16 horas. Tem sempre perto de ti uma garrafa de água para te ires hidratando, chapéu ou boné, óculos de sol e guarda sol.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta