Comentários: 0
época balnear: há 290 praias com qualidade de ouro

o concelho de albufeira, no algarve, é o que tem mais praias com qualidade de ouro, 18 segundo os critérios da quercus. num total de 526 zonas balneares, a associação ambientalista distingue este ano 290, mais quatro do que no ano passado. apesar deste sinal positivo, aumentou o número de praias com qualidade “má” (seis, mais cinco do que em 2011) e diminuiu o das zonas balneares com qualidade “excelente”

de acordo com o jornal público, com base na informação do ex-instituto da água (agora integrado na agência portuguesa do ambiente), a quercus procurou as praias que cumprissem três requisitos: ter tido qualidade boa da água entre 2007 e 2009, qualidade excelente em 2010 e 2011 e ter um desempenho excelente em todas as análises realizadas na época balnear de 2011

o resultado desta avaliação foi a atribuição do selo de “qualidade de ouro” a 290 praias (no continente e ilhas), grande parte delas (116) localizadas a sul do rio tejo, ao contrário do que se verifica na atribuição da bandeira azul. depois de albufeira, almada e vila nova de gaia (com 15 cada), vila do bispo (12), torres vedras (11) e grândola (dez) são os concelhos mais premiados

as praias distinguidas com “qualidade de ouro” não coincidem com as que têm bandeira azul: a quercus distinguiu 96 praias que não foram galardoadas com bandeira, escreve o público. por exemplo, em aljezur (algarve), apenas três das nove praias “de ouro” da quercus têm bandeira azul. em almada, a diferença é ainda maior: em 15 praias “de ouro”, só cinco têm o galardão azul

a diferença está nos critérios utilizados. a avaliação da quercus é mais limitada, baseando-se apenas na qualidade da água das praias, mas é mais exigente neste aspecto do que a associação bandeira azul — que este ano distinguiu 275 praias. Para esta avaliação são também utilizados critérios de informação e educação ambiental, e de segurança e conforto dos utentes

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade