Todos os truques e receitas caseiras para retirar as nódoas do protetor solar da roupa e da toalha neste verão.
Comentários: 0
aplicar protetor solar
Unsplash

Mergulhos de manhã? Mergulhos ao final do dia? Nos dias de verão são muitas as pessoas que se dedicam às idas à praia, logo é muito provável que cheguem a casa com manchas de protetor solar na roupa.

Uma vez que não podes abdicar do protetor solar, responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB, deverás pelo menos conhecer os truques essenciais para tirar manchas do protetor da roupa branca e da roupa colorida. Temos um guia com receitas caseiras que te vão ajudar.

Como tirar manchas do protetor solar da roupa: receita caseira

bicarbonato de sódio
Pixabay

Para remover as manchas do protetor solar das roupas podes seguir uma das receitas caseiras referidas nos pontos abaixo. São úteis para remover manchas de protetores solares, loções, bronzeadores e até de after suns, mesmo quando a tarefa parece complicada.

  • Remover mancha de protetor solar com detergente da loiça: é uma verdadeira lenda para tirar as nódoas. Antes de lavar a roupa na máquina, podes aplicar detergente neutro sobre a nódoa e esfregar ligeiramente com um pouco de água;
  • Remover mancha de protetor solar com bicarbonato de sódio: um dos segredos das nossas avós é a forma como utilizam bicarbonato de sódio para eliminar qualquer tipo de nódoas. Tenta cobrir toda a nódoa e deixa atuar durante 30 minutos. Só depois poderás limpar o excesso de bicarbonato com uma escova de dentes e um pouco de detergente neutro. Segue-se a lavagem, à mão ou na máquina;
  • Remover mancha de protetor com sabão azul: este desinfetante não só ajuda a eliminar as nódoas mais difíceis como não prejudica a pele. Aplica sobre a nódoa, deixa atuar durante 30 minutos e perceberás como o sabão azul limpa em profundidade;
  • Remover mancha de protetor solar com vinagre: podes colocar a peça de roupa dentro de um balde com água morna, adicionar uma chávena de vinagre branco, deixar a peça de molho durante meia hora e depois lavá-la normalmente.

As manchas frescas podem ser removidas apenas com detergente neutro. Já as manchas mais antigas de protetor solar na roupa devem ser eliminadas com bicarbonato de sódio ou vinagre branco, por serem nódoas mais difíceis de sair. 

Como tirar nódoas da toalha de praia?

protetor solar
Pixabay
Durante o verão é fundamental cuidar da toalha de praia, um bem indispensável praticamente todos os dias. A primeira coisa que deves fazer é prestar atenção à etiqueta, com as instruções do fabricante sobre a lavagem, secagem e respetiva utilização. Posteriormente convém seguir os nossos conselhos para a toalha de praia permanecer bonita e limpa durante muito tempo:

  • Remover as manchas da toalha de praia com detergente neutro: o sabão da loiça é o rei contra as nódoas e também pode ser utilizado sobre toalhas;
  • Remover as manchas da toalha de praia com limão: poucos conhecem este truque, mas podes colocar a toalha dentro de um balde com água morna, sumo de limão e um pouco de sal. Deixa atuar sobre as nódoas e depois lava a toalha à mão;
  • Quando os fios da toalha de praia estiverem soltos corta-os em vez de puxá-los;
  • Utiliza um ciclo de lavagem curto na máquina de lavar, porque as toalhas de praia são lavadas várias vezes e convém poupar água e eletricidade;
  • Usa sabão líquido em vez de sabão em pó e evita colocar amaciador que pode prejudicar a absorção da água e danificar as toalhas.

Algumas manchas na roupa branca e toalhas de praia podem ser provocadas pelo protetor solar em contacto com areia. Convém ter um cuidado redobrado e sacudir a toalha quando saíres da praia, sem atirar grãos de areia sobre os outros banhistas.

Quando chegares a casa, deixa a toalha secar para que a areia possa sair. Se for colocada logo na máquina de lavar, a areia ficará impregnada na toalha e pode causar danos nos tecidos.

Manchas de protetor solar danificam a roupa?

Não são apenas as manchas de protetor solar as únicas responsáveis por danificar as roupas nos dias de verão. Qualquer peça de roupa, quando exposta aos raios solares durante muito tempo, pode perder a sua cor.

lavar roupa
Pexels
O cloro das piscinas também estraga os fatos de banho e as toalhas. Para proteger o fato de banho deves passar pelo duche após cada mergulho. É importante enxaguar muito bem as roupas e não devem estar húmidas quando arrumadas. Evita colocar o biquini ou calções de banho dentro de um saco de plástico, pois pode danificar o tecido.

Para proteger a roupa durante o verão convém consultar detalhadamente a etiqueta de cada peça. Recomendamos-te a vestir peças de roupa que já não tenham tanto valor para ti nas tuas idas à praia. Estarás mais despreocupado e poderás aproveitar o dia na praia ao máximo.

Protetor solar que não mancha a roupa

Nem sempre é fácil encontrar um protetor solar que não manche a roupa durante o verão. Para idas à praia mais relaxadas e sem quaisquer dores de cabeça, podes apostar nos cremes e protetores solares da gama NIVEA Sun Protect & Moisture, que asseguram a proteção necessária da pele contra os raios solares e também evitam manchas na roupa.

NIVEA Protect & Moisture
Nivea
Outro cuidado a ter para evitar manchas de protetor solar na roupa branca ou na roupa colorida é aplicar o creme em casa, antes de vestir a roupa de praia. Muitas pessoas aplicam o protetor solar sem retirar a camisola, o que deixa nódoas nas mangas e também nas golas.

Não precisas de fazer as coisas apressadamente, pois terás tempo para tudo. Podes aplicar o protetor solar em casa, ir à praia nas horas aconselhadas para exposição solar e seguir as etiquetas das tuas peças. Vive o verão de maneira tranquila e segura.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta