
Saber quando acontecem os saldos e promoções é o truque para poupares sem sacrifícios, afinal, quem não gosta de encontrar aquela oferta irresistível? Como tal, preparamos o calendário completo dos saldos e promoções para 2025, cheio de dicas para que aproveites todas as oportunidades do ano.
No final, o teu orçamento familiar irá agradecer-te, pois, com um planeamento atento, serás capaz de aproveitar as melhores oportunidades sem comprometer as tuas poupanças.
- Janeiro: o mês dos saldos de inverno
- Fevereiro: mês de promoções de férias
- Março: quais as promoções?
- Abril: descontos da Páscoa
- Maio: quais são as promoções?
- Junho: promoções de inícios de verão
- Julho: férias de última hora
- Agosto: saldos dos saldos
- Setembro: regresso às aulas com descontos
- Outubro: mês de poucas promoções
- Novembro: o mês da Black Friday
- Dezembro: mês dos saldos pré e pós Natal
- Diferenças entre saldos vs. promoções
Janeiro: o mês dos saldos de inverno

Este mês é dominado pelos tão esperados saldos de inverno, que começam logo após o período natalício (normalmente a 27 ou 28 de dezembro). Esta é uma ótima oportunidade para renovar o guarda roupa lá de casa com as peças e os acessórios mais quentes para toda a família.
Estes saldos de janeiro apresentam muitas vezes descontos irresistíveis em várias lojas e que se prolongam habitualmente até ao final do mês de fevereiro, ainda com uma grande variedade de artigos a preços reduzidos.
Fevereiro: mês de promoções de férias

Os saldos de inverno continuam fortes durante este mês, com descontos ainda mais agressivos nos chamados “últimos preços”, “últimos dias” ou “últimos saldos”.
Podes obviamente aproveitar aqui para comprar aquelas peças mais caras agora com descontos que podem chegar aos 70%. Além disso, é um bom mês para começar a pensar nos dias de descanso, com várias agências de viagem a apresentarem descontos em pacotes de férias para o verão, por exemplo, em viagens de cruzeiros.
Março: quais as promoções?

Março traz consigo a primavera e as promoções temáticas dedicadas ao Dia da Mulher (8 de março) e ao Dia do Pai (19 de março). São dois momentos para comprares presentes especiais às pessoas que te são mais queridas, como por exemplo perfumes, eletrodomésticos, produtos de tecnologia e outros acessórios para o lar.
Abril: descontos da Páscoa

Este Ano, o Domingo de Páscoa acontecerá a 20 de abril, portanto nas semanas anteriores fica atento às promoções que possam existir nas grandes superfícies. Os supermercados, por exemplo, costumam dispor de campanhas promocionais em produtos alimentares e artigos de celebração.
Se costumas fazer compras mensais, este é um excelente momento para poupar bastante em produtos adquiridos em maior quantidade, apesar de muitos supermercados puderem estar cheios.
Maio: quais são as promoções?

Maio é conhecido pelas promoções dedicadas ao Dia da Mãe, uma das alturas mais movimentadas para a compra de presentes.
As lojas costumam lançar campanhas com descontos em peças de bijuteria, flores, objetos de decoração e outros artigos que celebram este dia especial.
Junho: promoções de inícios de verão

Junho é o mês da Feira do Livro de Lisboa, onde é possível encontrar livros a preços mais baixos, perfeitos para aproveitar os dias de verão. Além disso, este é o mês do arranque da temporada de saldos de verão 2025, com vários descontos em toalhas, fatos de banho e protetores solares.
Vais também adorar o mês de junho porque serão muitas as ofertas em equipamentos para atividades ao ar livre, como piscinas insufláveis, trampolins, tapetes de ioga e outros.
Julho: férias de última hora

No auge do verão, as promoções são perfeitas para adquirir roupas frescas, calçado confortável e acessórios de praia.
Podes também estar atento às campanhas que as companhias aéreas lançam nesta altura para aqueles que marcam sempre as suas férias de verão à última hora. Caso gostes de planear atempadamente este é um excelente momento para começar a planear as férias de inverno.
Agosto: saldos dos saldos

Agosto, conhecido como o mês dos “saldos dos saldos”, é quando as lojas oferecem as melhores oportunidades para adquirir peças de verão a preços imbatíveis.
Com o objetivo de escoar o stock e abrir espaço para as novas coleções de outono e inverno, este é o momento perfeito para aproveitar descontos ainda mais profundos e garantir roupas e acessórios de verão a preços incríveis.
Setembro: regresso às aulas com descontos

Setembro é o mês do regresso às aulas, e com ele chegam descontos imperdíveis em mochilas, material escolar, tecnologia e muito mais.
Este é o momento ideal para garantir tudo o que os estudantes precisam, desde cadernos, canetas, lápis e estojos, até os gadgets essenciais como laptops, tablets e auriculares. Aproveita as promoções de última hora para equipar os alunos de forma prática e económica, sem comprometer o orçamento familiar.
Outubro: mês de poucas promoções

Outubro funciona como o preparativo para as grandes promoções que se avizinham. Embora não seja tão agitado como novembro, já é possível encontrar descontos interessantes em artigos de inverno, desde casacos a acessórios.
É também uma excelente oportunidade para aproveitar os descontos em mobiliário de exterior, já que os dias de verão começam a ficar para trás e as lojas querem libertar espaço para novas coleções. Desta forma, podes decorar a varanda como realmente querias.
Novembro: o mês da Black Friday

Novembro é o mês dos grandes descontos e um dos mais esperados pelos consumidores, graças à Black Friday e à Cyber Monday. Durante esses eventos, é possível encontrar ofertas imperdíveis em tecnologia, moda, brinquedos, eletrodomésticos e muito mais.
É a altura ideal para adiantar as compras de Natal, garantindo os melhores preços nos presentes e até aproveitar para substituir um eletrodoméstico, como comprar um novo frigorífico antes das festividades, sem comprometer o orçamento.
Dezembro: mês dos saldos pré e pós Natal

Dezembro não é propriamente um mês de saldos, mas sim de promoções que ajudam a suavizar as despesas típicas da época. O espírito natalício traz ofertas irresistíveis em brinquedos, decorações, alimentos festivos e outros artigos sazonais.
Embora seja um mês de custos adicionais, essas promoções tornam as celebrações mais acessíveis, permitindo que aproveites as festividades sem comprometer demasiado o orçamento.
Diferenças entre saldos vs. promoções

Apesar de muitas vezes usados como sinónimos, “saldos” e “promoções” têm diferenças importantes que vale a pena conhecer. Os saldos são períodos do ano, normalmente regulados por lei, em que as lojas reduzem preços de forma significativa para liquidar stocks ou abrir espaço para novas coleções. Estes descontos estão frequentemente associados a datas específicas, como o mês de janeiro e o final do verão.
Já as promoções são uma estratégia de marketing mais flexível, utilizada pelas empresas ao longo de todo o ano. Por exemplo, a Black Friday em novembro é um dia com promoções e campanhas específicas. Digamos que enquanto os saldos ajudam a esvaziar as prateleiras das lojas, as promoções procuram estimular vendas.
Por lei, vale a pena relembrar que o preço de um produto em saldos e promoções terá de ser inferior ao praticado nos últimos 30 dias e, ao mesmo tempo, terá de ser afixado o valor mais baixo praticado nos 30 dias anteriores. Além disso, durante os períodos de saldos e promoções, não podem ser feitos descontos em produtos novos, ou seja, aqueles que tenham chegado à loja durante o período promocional ou no mês anterior.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta