Os dias de verão já acabaram e começamos a contagem para a chegada do horário de inverno. Fica a saber quando muda a hora.
Comentários: 0
Quando muda a hora?
Freepik

Chega novamente aquela altura do ano em que surge a dúvida: “Vamos ganhar ou perder uma hora de sono?” Em outubro de 2025, dá-se a mudança para o horário de inverno e os relógios vão atrasar uma hora. Isso significa mais tempo de descanso na noite da transição, mas também tardes mais curtas e com menos luz natural.

Na verdade, o horário de inverno assinala oficialmente o regresso às rotinas de dias mais curtos e escuros. Vamos perceber que pequenos cuidados podes adotar para te adaptares ao novo horário. 

O Que é o horário de inverno e quando começa em 2025?

Quando muda a hora?
Freepik

O horário de inverno é o período do ano em que os relógios são atrasados em uma hora, marcando o início da estação mais fria. Este horário é ajustado para aproveitar ao máximo as horas de luz natural durante o dia e alinhar as atividades diárias ao ritmo biológico do corpo humano.

Em 2025, a mudança para o horário de inverno acontecerá no domingo, 26 de outubro, às 02h00.

Mudança de hora em Portugal Continental e Madeira

No Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, a mudança para o horário de inverno ocorrerá na madrugada de 26 de outubro de 2025, quando os relógios serão atrasados de 02h00 para 01h00. Isto significa que, nessa noite, poderás aproveitar uma hora extra de sono.

Mudança de hora nos Açores

Nos Açores, a mudança para o horário de inverno ocorre de forma ligeiramente diferente, devido à diferença de fuso horário. Em 26 de outubro de 2025, a mudança ocorrerá uma hora mais cedo: às 01h00, os relógios serão atrasados para meia-noite

Assim, os habitantes da região também terão a oportunidade de ganhar uma hora extra de descanso durante essa transição.

Que impacto tem o horário de inverno na saúde?

Horas de sono
Freepik

O horário de inverno, ou também conhecido como horário padrão, está mais alinhado com o ritmo natural do corpo humano e pode trazer vários benefícios para a saúde. Entre eles: 

  • Favorece a qualidade do sono, já que o dia começa com luz solar e termina com o anoitecer;
  • Reduz os riscos de doenças cardiovasculares, metabólicas e acidentes rodoviários, porque obviamente descansamos mais tempo e também passamos menos tempo na rua;
  • Melhora a concentração, a produtividade e o desempenho escolar, com maior foco nas horas de luz natural;
  • Diminui a incidência de distúrbios do sono e do humor, promovendo um maior bem-estar mental.

Como minimizar os efeitos no sono?

Sim. Durante a semana da mudança para o horário de inverno, poderás adotar algumas estratégias simples que irão ajudar o teu corpo a adaptar-se melhor e reduzir os efeitos no sono e na rotina diária. Convém, por exemplo: 

  • Ajustar gradualmente os horários: nos dias que antecedem a mudança do horário de verão para o horário de inverno, deita-te e levanta-te 15 a 20 minutos mais tarde, para facilitar a transição para o novo horário;
  • Manter uma rotina consistente de sono: dormir e acordar sempre à mesma hora, incluindo aos fins de semana, promete estabilizar o teu ritmo biológico e evitar uma maior fadiga;
  • Cuidar do ambiente e hábitos noturnos: evita os ecrãs do telemóvel ou do computador, assim como o álcool, a cafeína e refeições pesadas antes de dormir. Deverás manter o quarto limpo, confortável e com luz artificial, eficiente e sustentável;
  • Aproveitar a luz natural: logo pela manhã, expõe-te à luz solar para sincronizar o relógio biológico com o novo ciclo de luz e escuridão;
  • Incluir exercício físico: podes praticar atividade física regular (mas nunca antes de deitar), apostar em sestas curtas e encontrar momentos de relaxamento ao final do dia para reduzir o stress e a ansiedade.

Quando muda a hora no inverno?

tempo frio
Unsplash

A mudança para o horário de inverno em 2025 acontece no domingo, 26 de outubro. É nesse dia que voltamos a atrasar os ponteiros do relógio em uma hora, marcando o início oficial da estação mais fria do ano em termos de horários.

Horário de inverno em Portugal Continental e na Madeira

Na madrugada de 26 de outubro de 2025, quando for 02h00, os relógios devem ser atrasados para 01h00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira

Com isso, ganhamos uma hora extra de sono, mas também passamos a ter dias mais curtos e as noites mais longas.

Horário de inverno nos Açores

Nos Açores, a mudança acontece uma hora mais cedo, devido à diferença horária em relação ao Continente e à Madeira. À 01h00 da madrugada de domingo, os relógios devem recuar para a meia-noite.

Quando muda a hora nos próximos anos?

Todos os anos, no último domingo de outubro, os relógios são atrasados uma hora para dar início ao horário de inverno. Eis as próximas datas já confirmadas:

  • Mudança de hora 2026: 25 de outubro
  • Mudança de hora 2027: 31 de outubro
  • Mudança de hora 2028: 29 de outubro

Mudança de hora em 2025: quando termina o horário de inverno?

O horário de inverno de 2025 terá fim apenas na primavera seguinte, ou seja no domingo, 29 de março de 2026, quando os relógios serão novamente adiantados uma hora para dar início ao horário de verão.

Até lá, aproveita os dias mais aconchegantes e organiza-te para tirar partido da nova rotina que o horário de inverno traz.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta