Comentários: 0
Home staging: Aprende a tornar único o espaço exterior da tua casa

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista/news Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. Hoje, e agora que chegou a primavera, ajudamos-te a dar uma vida nova aos espaços exteriores da tua casa, como varandas e terraços.

Com a chegada da andorinhas, nasce a vontade de aproveitar melhor os espaços exteriores como as varandas, os terraços ou os jardins da casa ou do apartamento. Esta semana queremos-te inspirar a sair para a rua, a beber um café a ver o nascer do sol ou a beber um tinto a observar as estrelas.

Temos a sorte de viver num país cheio de sol, com temperaturas amenas e em que é possível aproveitar o exterior mais de seis meses por ano! Vamos aproveitar!

Para que possas viver estes espaços da melhor forma vamos-te dar algumas dicas para transformares a “marquise” num recanto de sonho!

Que tipo de espaço tens e que ambiente gostavas de criar?

Primeiro tens de analisar o espaço a mobilar – é uma varanda pequena, um terraço ou um jardim? Começa por estudar o espaço para veres o que consegues fazer com ele. Pega na planta (se não tiveres desenhas uma à escala) e vê que tipo de ambiente ou ambientes consegues criar.

Dá para teres um espaço para refeições e outro de estar? E que tal um duche exterior? Dá para ter uma árvore, arbustos ou apenas um jardim vertical?

Preferes um ambiente tropical, zen ou uma decoração nórdica?

Quais as grandes tendências atuais?

Se gostas de ambientes mais serenos e relaxantes aposta na natureza no seu estado puro com troncos, folhas, pedras ou cristais que misturados com têxteis puros como o algodão e o linho ajudam a criar um habitat natural e um verdadeiro refúgio de paz e conforto.

Se te dás melhor em ambientes exóticos aposta na riqueza e diversidade das florestas exuberantes e cria um caleidoscópio de cores e aromas. Padrões coloridos, plantas e flores ou até mesmo algumas lanternas de papel podem criar um ambiente de permanente festa ao ar livre.

Como escolher o tipo de ambiente?

A decoração de um espaço exterior deve ter em conta as limitações de cada lugar e de cada pessoa. Há que ter em consideração questões como o peso que o terraço pode suportar, se é permitido construir uma pérgola ou é possível colocar uma piscina, se o local é muito ventoso, se tem muito sol, se é preciso criar privacidade, se tem água e eletricidade e acima de tudo qual o “budget” a investir.

Para facilitar agarra num papel e lista de um lado os teus objetivos – como queres aproveitar este espaço – e do outro as limitações técnicas ou legais.

Depois e com a planta na mão começa a desenhar tendo em conta as limitações anteriores. Paralelamente faz uma listagem das coisas que precisas e uma ideia dos preços de cada peça. Assim podes ir tendo uma noção do valor do investimento.

Que tipo de mobiliário escolher?

O mobiliário de exterior não é barato. Pelo menos o mobiliário que é feito para durar. Convêm saberes se tens sítio para guardar o mobiliário durante o inverno ou se tens de escolher materiais que possam ficar todo o ano na rua. Uma coisa é certa, se queres que dure tens de investir em bons materiais!

Pensa na praticidade e leveza dos materiais. Se tens de tirar as cadeiras no inverno convêm que se dobrem e sejam leves. A madeira é bonita e durável mas precisa de muita manutenção. Atualmente há materiais bonitos, resistentes e leves como por exemplo o alumínio, aglomerados ou PVC que podem ser uma boa opção. Não cries uma varanda de plástico por favor. Não é bonito, não dura e nunca vais conseguir aquele ambiente de sonho com cadeiras brancas e uma mesa verde de plástico!

Também não caias no erro de começar a comprar sem tirares as medidas de tudo e experimentares em planta. Na maioria das vezes as pessoas compram primeiro e chegam depois à conclusão que afinal a mesa não cabe ou ocupa todo o espaço do terraço.

Quais os truques para potenciar o espaço exterior?

A principal regra é pouco mas bom.

Não enchas o terraço de mobiliário, objetos decorativos ou muitas cores. Quantas mais coisas tiveres menos espaço tens disponível. Lembra-te que a poluição visual também ocupa espaço. Decorar sim mas com conta, peso e medida.

Jardins verticais pode ser uma forma de criares um ambiente verdejante e fresco sem no entanto ocupar muito espaço. Também é uma boa forma de criar divisórias e privacidade.

Os tons utilizados, a iluminação e a utilização de espelhos aumentam a perceção visual do espaço. De forma geral as cores claras são melhores para os espaços pequenos.

Uma das formas que resulta bem é pensares num cenário para uma fotografia. Põe por exemplo um tapete no chão, algo a fazer de mesa, umas almofadas, uma manta, umas revistas e umas velas e vê como rapidamente consegues um ambiente propício para uma conversa a dois.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade